Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Jogos e Espectáculos


Já me tinha acontecido no jogo com o V. Setubal, no Estádio da Luz, para a Carlsberg Cup. Depois de uma tarde de compras no Colombo, incluindo mantimentos para o pequeno almço antes da Corrida do Tejo, dirigi-me para o recinto ao lado receoso de ter que deixar tudo o que fosse comestível em algum guichet. Não. Nada. Um segundo para mostrar o bilhete e cartão de sócio e já está. Na porta específica, antes de passar pelos torniquetes - com ajuda simpática para passar o código de barras do cartão - um segurança virou-se para mim, perguntou-me se eu tinha bebidas ou máquinas fotográficas na mochila - bem pesada que estava - e mandou abrir... Só fui apanhado com a garrafa de água, a única que tinha à vista...
O resto passou tranquilo. A Powerade, os bolos, tudo. Ainda pensei que fosse por causa do jogo ser com o Setubal... Não. E sabem onde estava. Na fila imediatamente atrás do banco do Setubal. Aliás, passei a segunda parte ao lado do Matheus, que lembrou como o futebol dá muita volta "no Beira-Mar, só estava no banco e tudo correu mal".

Alguns dias depois, um amigo confidenciou-me que lhe tinha acontecido o mesmo no jogo
com o Celtic. Para a Liga dos Campeões.

Já com o Nuno Quintaneiro e com o mesmo amigo que foi ao jogo com o Celtic nos aconteceu de tudo no Estádio Municipal de Aveiro, com a segurança dos jogos do Beira-Mar. Desde críticas porque ainda não tinha bilhete de jogo, apalpados de fio a pavio e a perguntar o que tenho no bolso, já confiscaram mini-rádios... etc, etc, etc... A diferença estará na rudeza dos stewards ou na explicação pura e simples que a enorme maioria dos que vão ao futebol querem ir ver um bom espectáculo e não são criminosos em potência?
O que me leva a concluir isto: privilegie-se o espectáculo e não se transformem espectadores em criminosos... Aliás, é isto que o Governo está a fazer com as claques.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Sapo Saber e Wikipedia

No meu blog sobre tecnologias, deixei a minha opinião sobre o SAPO Saber e a Wikipedia. A ler.

Metodologia resolutiva...

sábado, 27 de outubro de 2007

Até amanhã

Pedimos desculpas pela pausa. Quer eu quer o Nuno Quintaneiro tivemos uma semana terrível. Esperamos voltar amanhã com novidades e alguns comentários atrasados...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Turismo: Municipalismo vs Regionalização

Como é prática actual em Lisboa - acreditem que sei o que falo - alguém teve que arranjar um documento técnico para apoio a uma decisão política - a de avançar com a regionalização no Turismo.

E se a mesma é estúpida, esta é a melhor área para a demonstrar. Aliás, com as palavras do mesmo documento que porventura queria dizer que as novas é que são boas... Ora leiam - No quadro da reorganização dos serviços públicos, é reconhecida a necessidade de reformar o sector, uma vez que o actual mapa «deu azo a um desenho territorial em grande parte aleatório, por vezes sem racionalidade territorial visível», que conduz à existência de concelhos que não integram qualquer das 19 regiões de turismo.
O documento frisa que «as actuais regiões de turismo não obedecem a nenhum critério objectivo», já que «não coincidem com as NUTS II, nem com os distritos administrativos».
Todavia, a proposta prevê a existência de delegações para «dinamizar produtos ou destinos específicos», nomeadamente para os cinco pólos de desenvolvimento turísticos identificados no PENT (Douro, Serra da Estrela, Oeste, Litoral Alentejano e Porto Santo).
Actualmente existem as regiões de turismo do Alto Minho, Verde Minho, Alto Tâmega e Barroso, Nordeste Transmontano, Douro Sul, Serra do Marão, Centro, Serra da Estrela, Rota da Luz, Dão Lafões, Leiria-Fátima, Templários, Ribatejo, Oeste, Costa Azul, Norte Alentejano, Évora, Planície Dourada e Algarve". in Diário de Aveiro

Vamos então por partes. Primeiro facto: os municípios criaram e associaram-se a regiões de turismo porque entendiam que os modelos, projectos e produtos de uma determinada área deveriam ser promovidos em conjunto.

Uns não entraram ou porque têm verbas próprias - caso de Lisboa - ou porque não se interessaram. Agora, um estudo que até classifica como cinco pólos espaços que enteressam aos investidores - o exemplo melhor é o Oeste mas Porto Santo é igual - e que refere que as regiões de turismo não seguem as NUTS (pois não, foram criadas antes) chega ao ponto de avançar com a proposta das cinco regiões plano mas só avançaram AGORA, depois de ver que a proposta anterior, de 10 estruturas, foi claramente chumbada por todos os agentes. E o mesmo vai acontecer com este modelo.
O secretário de Estado, que até entende da matéria, tem que pensar melhor. O problema é que se seguir por aquilo que é melhor para os municípios, vai chegar à conclusão que modelos baseados em características especificas - Serra da Estrela, Ria de Aveiro, Aldeias Vinhateiras, etc são o melhor modelo... Mais vale tarde do que nunca...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Estou atónito...

... só de imaginar a histórica zona do Rossio transformada em estaleiro para se construir mais uma parque de estacionamento subterrâneo no centro da cidade! Só naquela zona temos o parque de estacionamento do Fórum, o do edifício Ana Vieira, o da Praça Marquês de Pombal e ainda toda a zona requalificada pela Pólis junto ao Canal de São Roque.
Como não me parece que seja uma necessidade imperial da cidade ter um parque de estacionamento subterrâneo naquela zona, fico com a sensação que esta ideia serve apenas para satisfazer o parceiro privado que ajudará a CMA a executar a Carta Educativa. Compreendo a vontade do executivo camarário querer mostrar obra e aceito este tipo de parcerias, mas acho que não pode "valer tudo"...

Entrevista de Élio Maia

Para lerem aqui.

domingo, 14 de outubro de 2007

Uma noite sempre imperdível...

A passada sexta-feira foi mais uma noite Discotek na Estação da Luz. Estas noites, de dois em dois meses, são as noites mais diferentes e divertidas da Estação. Têm a periodicidade certa, o estilo correcto, a música ideal e as pessoas que lá vão....

Bem, a nostalgia e a diversão lado a lado.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Leitura de fim de semana

Gonçalo Fonseca, directo e certeiro.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Excelente conceito


Os CTT lançaram hoje a iniciativa "Meu Selo" que permite a personalização dos seus selos - se ainda escreve cartas ou para mera prenda - através da escolha de fotografia ou gráfico próprio e que são válidos para uso nacional. Através da Internet faz-se a escolha da imagem, do sentido, dos dizeres da folha e "voi lá" recebe-se em casa uma folha (25 selos) feitos "à medida".

Excelente ideia, que merece parabéns!

«Documento de entendimento»

Sou o primeiro a concordar e a reconhecer a importância de CMA e SCBM regularizarem as suas relações, resolvendo o problema da dívida da autarquia ao clube e estabelecendo os pressupostos de cooperação para o futuro.
Nesta altura, o que me preocupa verdadeiramente é a promiscuidade que todos sabemos existir entre o elenco directivo do clube e o actual executivo camarário. Acredito que a boa fé e honorabilidade dos intervenientes permitam alcançar um bom acordo para ambas as partes. No entanto, parece-me que há um pressuposto que está a falhar ao nível da direcção do clube. Reconhecendo toda a legitimidade da direcção para negociar com terceiros situações que envolvem o clube (excepto a alienação de património que implica a prévia autorização da Assembleia Geral), penso que seria sensato e da máxima importância para o clube que a direcção esclarecesse e auscultasse os sócios antes de assinar qualquer documento de compromisso com a CMA.
Recordo que, por diversas vezes, o presidente da direcção manifestou a intenção de convocar uma Assembleia Geral caso a autarquia não cumprisse a sua dívida em relação ao clube. Agora que, aparentemente, parece existir vontade política de resolver a questão, penso que seria importante envolver os sócios numa matéria que se reveste de capital importância para o futuro do clube e cujos efeitos se estendem para além do tempo de mandato da actual direcção.

Anúncios

A publicidade pode ser uma arte e há anúncios muito bem conseguidos. Aqui fica um exemplo (não saltem a introdução).

sábado, 6 de outubro de 2007

Dos blogs

Aveiro comemorou hoje os 50 anos do I Congresso Republicano - chamado assim para não ser o que verdadeiramente foi: o primeiro congresso da Oposição :) - gostava de ter ido mas esta gripe que me fez aterrar na cama... Um bom contributo de Clara Sacramento, neste artigo da Lusa

A minha costela monárquica adorou este post da Didas. Quem fala assim não é gaga e é certeira!

Agora já sem Sport TV fiquei surpreendido pela vitória da Inglaterra sobre a Austrália mas a Nova Zelândia está imparável e vai ganhar à França.

Claro que ontem não fiz o post que pretendia. Era este. Obrigado Manuel Castelo Branco.

E por agora me fico... Mas há mais para comentar.

actualizado: azar o meu. os neozelandeses adormeceram na segunda parte e... les bleus venceram...

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mude de nome...


Caro Raul Martins,
Não sei se tem lido a blogosfera política - seja a de esquerda ou a de direita. É que qualquer uma delas noticiou a criação do Margem Esquerda, um blog (de esquerda) que habilmente conseguiu criar um endereço "blogspot" aproximado ao nome e sem as tendências do original...
Com a boa "blogosfera" que possui, pelos comentários, de certeza que terá mais fama que o seu e inevitavelmente começarão a ter leitores transfugas... por isso, aconselho ou a falar com eles, ou a escolher outra margem, meu caro...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Uma boa noticia para Aveiro

Alguém de Aveiro a presidir a uma estrutura é sempre positivo e gratificante. Parabéns Teresa Fidélis!

"A Professora Teresa Fidélis, docente no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, acaba de ser nomeada pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional para presidir à Comissão Instaladora da Região Hidrográfica do Centro, que no final deste ano dará lugar à Administração da Região Hidrográfica do Centro IP, sedeada em Coimbra, e que abrangerá a Região Hidrográfica do Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste." in UAOnline
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...