É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.
PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.
As Autoridades Oficiais Portuguesas têm preferido comemorar as datas de acidentais alterações do regime, que simbolizam sobretudo revoluções fratricidas entre Portugueses. É o caso do “5 de OUTUBRO”:
Oficialmente é comemorada apenas a revolução de 1910, que opôs Portugueses a Portugueses e que teve como acto preparatório o assassinato do (então) CHEFE de ESTADO (que era o Rei D. Carlos I). Ignorando as actuais Autoridades Oficiais a celebração do ANIVERSÁRIO do NASCIMENTO de Portugal, como ESTADO-NAÇÃO e discordando frontal e veementemente desta valoração das datas históricas por parte das Autoridades Oficiais, a REAL ASSOCIAÇÃO DE COIMBRA tem comemorado em cada “5 de OUTUBRO” o ANIVERSÁRIO da FUNDAÇÃO da NACIONALIDADE, mandando celebrar na Igreja de SANTA CRUZ, em Coimbra, MISSA sufragando a alma do Rei Fundador e dos seus Descendentes. Neste ano de 2008, a Missa de Sufrágio pela alma do Rei Fundador e dos Seus Descendentes será celebrada na Igreja de Santa Cruz às 16,30 horas do dia 5 de Outubro, após o que será prestada HOMENAGEM junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I.
Convidam-se todos os Portugueses a participar nas Comemorações do 865º. ANIVERSÁRIO da INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL.
Coimbra!?
ResponderEliminarCoimbra!?
Viva a República, Viva Aveiro!
Viva a República? Por acaso foi um republicano que deu a nacionalidade e a identidade a Portugal? Por acaso Portugal só existe a partir do malfadado 5 de Outubro de 1910?
ResponderEliminarPor amor de Deus! Todos os países festejam o dia da sua Fundação e Portugal é o único país no mundo que se está borrifando para o 1º Rei de Portugal que nos deu a Independência a 5 de Outubro de 1143 pelo Tratado de Zamora e reconhecido pela Santa Sé! Os republicanos só nos trouxeram desgraças e os resultados estão à vista!
VIVA O 5 DE OUTUBRO DE 1143
VIVA DOM AFONSO HENRIQUES!
VIVA PORTUGAL!