Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2010

Notas sobre um Capitulo Gastronómico


Ontem estive no Capitulo Gastronómico da Confraria do Bacalhau. Para quem não sabe, os Capítulos são uma espécie de reunião anual, tipo aniversário, onde se convidam confrarias de todo o país - e estrangeiras - e se entronizam os novos membros (confrades ou confreiras) e se presta homenagem a elementos que podem honrar o objectivo da Confraria. Como a Confraria do Bacalhau, sediada em Ílhavo, é adepta feroz do fiel amigo, quer a ementa quer os homenageados são figuras que tendem a ser "embaixadores" desta espécie que marca a cozinha portuguesa e a indústria regional.
Depois da recepção na Câmara Municipal e da Missa, decorreu um longo desfile desde a Capela da Sra. do Pranto até ao Hotel de Ílhavo, onde decorreu o repasto. Com tudo aquilo que tínhamos direito. De entrada, punheta de bacalhau, pataniscas, caras, com azeite biológico de grande qualidade. Depois, uma posta gigante de Bacalhau à Confraria. Saltei a sobremesa porque tinha outros afazeres mas retive momentos altos do almoço, para além da entronização dos novos membros. Assim, a sempre interessante conversa e a presença de Carlos Duarte; uma conversa de recordação da paixão pela filatelia do prof. Senos Matias; muita conversa sobre a arte do bacalhau, presente e passado. E o reencontro monárquico com o Chefe Hélio Loureiro. E habituados aos habituais gabões e seus parentes nests andanças, todas as confrarias estavam maravilhadas com a Confraria do Bacalhau francesa presente (de Bordéus) e de Barcelona. As duas usam, como seu traje, roupa tipicamente de marinheiro. Como podem constatar. Conclusão? De comer e voltar, para o ano!

6 comentários:

  1. nunca me tinha dito que o bacalhau ia bem com finos... mas há sempre uma primeira vez.

    ResponderEliminar
  2. E qual é o teu comentário à promoção do vendedor de telemóveis?
    Gilberto Ferreira (boy do PSD) é o novo presidente do conselho de administração da PDA.
    Acho vergonhoso andar a dizer que a Câmara está depauperada e depois têm este tipo de gastos...
    É exemplo da qualidade dos políticos que temos na nossa praça

    ResponderEliminar
  3. Não há aumento de custos para a empresa PDA/CM Aveiro. Se antes nomeava dois elementos para a PDA e depois só nomeava um, e agora continua a nomear um, os custos continuam iguais. E depois, como agora já só tem vereadores na EMA, houve poupanças efectivas.
    Se é boy ou não, não é para aqui chamado...

    ResponderEliminar
  4. eu gostava mesmo era de ouvir aquilo que realmente pensas e não ler estas patetices politicamente correctas que escreves. Afinal de contas queres agradar a quem?

    ResponderEliminar
  5. Ao contrário do pateta anónimo, eu não quero agradar a ninguém em particular... A si, já reparei que não agrado. Por isso, se quer falar mal de mal em especifico, arranje uma tribuna própria e assuma as suas consequências.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...