Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2003

Cidadania



O que vão ler não vos causará nenhum espanto. É aquilo que sentem, aquilo que observam no dia a dia. A verdade é que na última década – ou talvez mais - registou-se um crescente afastamento entre os cidadãos e as instituições políticas eleitas. A reduzida participação em actos eleitorais e o crescente divórcio entre os cidadãos e os políticos que os representam são sintomas de que é necessário fazer algo para inverter esta tendência de alheamento da opinião pública face aos destinos do País. Longe de ser específica a Portugal, esta tendência afecta a maior parte da comunidade internacional. Mesmo em alguns países considerados como emblemáticos em termos de Democracia, como os E.U.A. (não estou a brincar...) e a Suíça, as taxas de abstenção dos últimos actos eleitorais têm registado valores superiores a 50 por cento. Se bem que este último país é talvez dos mais meritórios exemplos no que envolve o respeito pela opinião do cidadão.

Este fenómeno de divórcio entre os cidadãos e a política é sobretudo visível ao nível das camadas mais jovens da população, que nasceram com o sufrágio universal como um direito adquirido, e para os quais a política, ou pelo menos as formas de participação tradicionais, são cada vez menos atractivas. Usam as causas mais do que os modelos politico-ideológicos pré-definidos o que, por vezes, mais do que tomadas de posição suscita contradições que só minam o pensamento político.

Assim, e sendo sobretudo entre estas camadas menos participativas que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm uma maior difusão, a associação entre as tecnologias e a Democracia parece ser óbvia. As TIC e, em especial, a Internet, possibilitam um novo mundo de potencialidades para a aproximação dos cidadãos às instituições democráticas. Deste modo, a Internet, deve ser encarada como uma ferramenta para fomentar o processo democrático e possibilitar um relacionamento bidireccional entre os cidadãos e as instituições democráticas de forma transparente, directa e personalizada. A difusão e a massificação da Internet promove, deste modo, a reconfiguração do relacionamento entre cidadãos e a sua participação democrática, podendo levar, no limite, ao próprio refundar do conceito de cidadania. Deve, mas deste ponto até à realidade vai um passo enorme... Que tentarei explorar em próximas crónicas.

João Oliveira e Pedro Ladislau de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...