Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2003

Marina da Barra - outra perspectiva



Pedro Soares deixa-nos uma perspectiva da Marina da Barra

Tenho um barco. Grande demais para poder estar ancorado na Costa Nova. Limitado pela ponte. Resta-me entrar na "guerra" das amarrações da antiga lota de Aveiro. Num clube muitas vezes gerido como um grupo de amigos (espero que seja passado) e que gere um pontão de amarração, sem grandes comdições, num canal sujeito a correntes fortes e a muito vento.

É um facto que a região de aveiro, apesar de ter condições para a práctica da vela, não tem muitas estruturas de apoio, e por outro lado, não esta dotada de infraestruturas que permitam acolher barcos em passagem, pelo menos se tiverem um dada dimensão.

A marina é uma necessidade. Uma necessidade como foco de dinamização turistica, para terra e e para o mar, como ponto de apoio aos navegantes, como polo de desenvolvimento da região.
Entre leixões e figueira, não ha um local onde se possa parar um barco acima de 10m.

E o que será da ria de Aveiro e de toda esta zona, se não se fizerem projectos desta natureza.

acho que um projecto destes tem que ser viabilizado, e que mais do que o viabilizar, ste deve ser considerado como projecto âncora para o desenvolvimento sustentado de toda a ria de Aveiro.

Devem ser definido e incentivada a possibilidade de fazer pequenas marinas e pequenos cais associados ao desenvolvimento sustentado ao longo de toda a ria de aveiro

E igualmente acho que se deve aproveitar esta oportunidade para criar mecanismos e condições que possibilita uma utilização racional e mais plena da ria, quer através de definição de dragagens e criação de reais condições de navegabilidade, quer pela dinamização de um conjunto de serviços e actividades ligadas à ria.

Acho que se deve encarar este projecto como uma abertura e uma base para fazer da ria de Aveiro algo vivo, e conhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...