Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2004

Considerandos sobre o Beira e novo Estadio



Bruno Martins lnaça uma série de apontamentos sobre o novo Estádio. Os sublinhados são da minha responsabilidade!…

O novo estádio em Aveiro é uma obra nova, que servirá para 2 jogos do Euro2004.
Comparando com outros estádios existentes no mundo, o estádio é novo, por isso é "lindo"!
Mas este estádio não tem nada de extraordinário! É apenas um simples estádio e em muito semelhante ao estádio de Leiria.

Comparando (E. Leiria/E. Aveiro) em termos de condições o de Leiria tem muito a ganhar porque tem maiores áreas para uma maior racionalização da obra, (para não falar de outros estádios feitos).
Podem comparar mais estádios do Euro2004 “in loco”, ou visitando (por exemplo) o site: http://www.portugal2004.com

Mais um dia... Mais um jogo no estádio de Aveiro...
- As demoras nos acessos continuam! Compridas filas de transito, tanto no IP5, como nas estradas adjacentes. Os acessos ainda não estão concluídos.

Como podemos querer ter condições para ir a um local e facilidade de escoamento de viaturas, se as vias de comunicação não estão totalmente concluídas?
- Os estragos nas viaturas de muitas pessoas, (devido às tampas de saneamento), que causaram dividas, ainda não tiveram uma resolução! Os pagamentos dos danos são remetidos para a EMA com a participação/descrição do relatório da polícia. A EMA remete a responsabilidade para a Câmara Municipal de Aveiro. (Provavelmente continuando esta “história”, o que acontecerá será que a CMA remete a responsabilidade dos danos para os empreiteiros, os empreiteiros não pagam, porque a CMA provavelmente ainda não lhes remeteu o dinheiro das obras. O processo vira e torna a virar. O povo é que paga e com tempo os processos chegam a julgamento. Até tudo (esperemos), acabar bem.
- Estacionamentos com falta de identificação de zonas/sectores. Já existiram até problemas com pessoas idosas, que não sabiam onde tinham estacionado o seu carro. Aflitos, pensaram que tinha sido roubado. Foi necessário dar assistência para identificar a localização correcta do carro.
- Os acessos para os peões são repugnantes! Quem deixa o carro na zona industrial tem que vir a pé (como é óbvio), passar sobre a ponte do IP5, sem ter caminhos para peões decentes, passadeiras, sinalização… O público tem que saltar uma chapa de protecção lateral e subir por um monte para ter acesso directo ao estádio, que em dias de tempo chuvoso está cheio de lama.
- O único prédio que vejo é para VIP's!? Um estádio novo, sem ter loja do clube, sem ter outros locais para os adeptos passear? Mais uma vez se prova que o estádio é simplesmente um local sem ter serviços do clube para o público em geral. Um fraco aproveitamento da envolvente ao estádio. Tenho conhecimento que nos outros estádios é diferente...
- As demoras nas entradas continuam.
As bilheteiras são um grave problema, no actual estádio temos apenas um local para adquirir os ingressos para ambos os adeptos dos clubes! Aviso às pessoas de Aveiro para se prepararem nos jogos que movimentam grandes massas associativas, como os clubes de outras regiões Lisboa, Braga, Porto, Coimbra. É sem dúvida uma grave falha do arquitecto em não colocar no estádio mais bilheteiras disponíveis!
No jogo com o Rio Ave existiu problemas, veremos então maiores complicações noutros jogos, junção de adeptos será uma loucura e uma realidade!
Fazendo uma comparação histórica com o “velhinho e sempre actual” Estádio Mário Duarte, que antes de ter cadeiras, tinha capacidade para 21.000 lugares. Não existia tamanha complicação como actualmente. Tinha muitas bilheteiras abertas, em diferentes pontos do estádio, que permite um fluxo de adeptos diferente do actual. Um exemplo recente da temporada 2002/2003, no jogo com o Marítimo, em que o estádio sobrelotou. Problemas em estacionamento? Zero. Problemas nas entradas? Zero. Ouve sim falta de maior capacidade para tantos adeptos, e segundo ouvi falar, alguns ficaram na porta.
- A EMA ainda não se preocupou em tapar as laterais superiores do estádio, onde entra as “típicas rajadas de vento” normais na nossa região, provavelmente porque os VIPS ainda não se ressentiram do frio que faz em diversos locais do estádio. Será contenção de custos e a estética do estádio que estará em causa? Deve a EMA verificar e emendar a falha para que os adeptos que se desloquem ao estádio se sintam confortáveis?
- Sabe-se que o relvado tem mais areia que relva, o que faz com que a jogabilidade não seja boa..
- As cadeiras com multi-cores, que em nada têm a ver com o Beira-Mar e Aveiro. Já se sabe toda esta “lenga lenga” das multi-cores e dizerem que imita "muita gente”; “parece que está cheio", cá fora do recinto também é multi-cor, e a desculpa qual será?
É por isso que muitas pessoas já o rotularam com muitos nomes, como por exemplo: (“smarties”; “circo”; “folclórico”; “bom local para daltónicos” ou para o “uso de óculos 3D”).
Agora vejamos, imitar muita gente? Parece que está cheio? Afinal de contas, queremos que o estádio esteja realmente cheio, ou andamos a querer enganar “alguém”? Aparências? Se está cheio, já tem lotação esgotada! Por isso o seu, o meu e o lugar de todos nós estão ocupados!
Não vamos viver no “mundo da fantasia” e do “faz de conta”! A verdade é que, estamos a ver o Beira-Mar a jogar num estádio que em nada de comum tem com o respeito e tradição das nossas cores, jogamos fora?
- Os Problemas são tantos e diversificados que eu apenas venho aqui demonstrar tal insatisfação à hostilidade do estádio.
São estas algumas das falhas que nós como adeptos observamos e sentimos, quando nos deslocamos ao estádio de Aveiro!
Nós, massa associativa, somos apenas seguidores do nosso clube, o BEIRA-MAR.
É o que nos vale!
O Beira-Mar não foi respeitado como parceiro estratégico para a elaboração das obras no novo estádio. Alguém se esqueceu momentaneamente que havia um clube chamado Beira-Mar. Depois de feito, teve-se que arranjar a forma de colocar lá o Beira-Mar, clube que trás vida ao estádio.
Uma instituição com títulos e com uma longa história. Tem bastantes associados, adeptos e simpatizantes. Bastantes praticantes nas suas modalidades. Um clube que leva o nome de Aveiro e da nossa Região aos meios de comunicação social, (nacional e internacional), todas os dias.
Como é óbvio, sabemos que o estádio não pertence ao Beira-Mar, contudo se não for o Beira-Mar a jogar no estádio, que outra equipa seria?
"Dá Deus nozes a quem não tem dentes..." Será que a EMA, pensa em criar um clube de futebol "todo colorido"?
Depois do Euro2004 apelo a um repensar do estádio de Aveiro!
Fazer obras, alterar/pintar o que está mal;
E caso existam dúvidas vamos a democracias e façam um referendo à população da região!
O estádio que seja uma digna casa do clube que tanto o merece!

O Beira-Mar se não tem condições para organizar os jogos de futebol, nem de lá poder residir, deveria mudar de atitude e jogar no "original" Estádio Mário Duarte até que se criem condições! Não é o que temos assistido?
Já agora, alguém sabe se o Beira-Mar tem proveitos de publicidade, restaurantes, Bares, Etc?
A EMA ficou com lugares nas das bancadas e vende Camarotes?
Será que é somente para sócio com “cartão EMA” com direito a jogos do Beira-Mar?
O clube anda a servir os interesses da EMA?
É bom recordar que o Beira-Mar não deve ser usado, mas sempre respeitado!
Ou se criam condições para o clube, ou o clube deveria "mudar de casa" para outra localidade e dar rendimento a essa localidade.
E de este estádio que façam a essência da palavra "inutilidade" ..
Nada mais a dizer!
Não tenho nada contra a CMA/EMA. Quero apenas que o clube tenha direito ao melhor! E o melhor não é certamente o que as entidades "CMA/EMA" propõem ao clube, mas sim o que o clube propõe a essas entidades para o bem do futebol aveirense e regional. As necessidades reais para que o clube Beira-Mar por si só valorize a obra investida e crie as devidas condições no respectivo recinto de futebol!

E já que estamos a falar também no nosso querido Beira-Mar, quero aproveitar para desejar continuação de boa sorte e de bom trabalho, a toda a equipa de futebol, técnicos e direcção do clube! Força!

Abraços a todos os adeptos, sócios e simpatizantes beiramarenses!
Beira-Mar Sempre!

Bruno Martins
Sócio nº 2230

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...