Páginas

terça-feira, 1 de março de 2005

Estou de ressaca...

Mas acho que não sou só eu... U2, Óscares, Benfica a jogar melhor do que o FC Porto... Ulisses vs Ribau...

É muita agitação para um homem só.

Queria deixar alguns comentários para reflexão. Qualquer aveirense, mesmo sem ser do PSD, notou a quebra total do verniz entre Ribau Esteves e Ulisses Pereira. São várias as noticias, basta ver esta e esta para analisarem o grau de elevação com que os dois elementos com responsabilidades no mesmo partido conseguem dar a conhecer as disputas entre a Concelhia e a Distrital...

Espero que os dois se lembrem que, daqui a pouco mais de seis meses, há autárquicas...

A segunda nota é sobre a noticia de hoje do Diário de Aveiro: Secretaria de Estado da Educação deve abandonar Aveiro, onde diz que os socialistas devem revogar essa medida.
Tenho um feeling que ainda vamos ver, em plena Assembleia Municipal, pessoas dos mais diversos partidos a clamar contra ou a favor disto. eu sou claramente a favor da deslocalização de ministérios, e por isso vou-me rir de todos que vão estar agora a favor desta medida de Socrates e depois irão reclamar sobre o papel de Aveiro. Vamos ver.

11 comentários:

  1. O JMO está a desiludir-nos quanto à profundidade (ou falta dela) das suas análises: concordar com a imbecilidade da deslocalização de secretarias de estado (onde estão os ministros, onde?) é concordar com a demagogia e a irracionalidade na gestão pública! No caso da de Aveiro - como das outras - os processos eram informados em Lx (nas secretarias) e voltavam para Lx onde o superior hierárquico (o ministro) é que praticava o acto (administrativo) definitivo.
    Deslocalização sem Descentralização "é papo pra boi dormir", como se diz no Brazil...

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, identifique-se...

    eu disse que concordo com o principio da deslocalização dos ministérios: por alguma razão não referi secretaria de Estado...
    Exactamente pela parte que referiu!
    irei escrever com mais profundidade (eu disse que serviam as frases para reflexão, e foi exactamente isso que aconteceu :) mas a razão é simples: trabalho, emprego - porque é que os assessores qualificados ou as secretárias e motoristas têm que estar em Lisboa?

    ResponderEliminar
  3. Caro JMO: Vc é um autêntico poço de contradições.
    Primeiro diz que se vai rir de quem concordar com a medida de Sócrates e depois diz que afinal concorda com quem diz que a deslocalização feita pelo PSD não serve (é que o PSD nunca deslocalizou qualquer ministério. Só deslocalizou os gabinetes dos secretários de estado... nem sequer secretarias de estado propriamente ditas).
    Depois pede para eu, "anonymous" me identificar. Ora, qual a diferença entre "AAS" e "anonymous"? Se eu me identificar como "BBS" já serve?!

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    Eu concordo com o principio, não concordei com a forma prática como decorreu. No entanto, o pior é voltarmos para trás pois ninguém vai voltar a fazer com que se avance. Sabe que muitas vezes a pior coisa que se pode fazer aos projectos é dar passos maiores do que as pernas o permitem.
    A deslocalização, seja ela qual for, tem inúmeras resistências em Lisboa.
    A contradição só está na sua cabeça.

    Quanto a identificar-se: não sei se é visitante habitual deste blog mas peço normalmente que as pessoas se identifiquem. Dêem a cara: um dos enormes problemas dos blogs é que o meu blog é a minha mesa de café, e manda a cortesia que a pessoa que chega, antes de chamar nomes, se de a conhecer. Por email somente para mim - eu conheço alguns dos anónimos que aqui escrevem ou então no proprio comentário.
    Caso contrário, poderá chegar a altura, se abusar, qued o pdoerei convidar a sair. Não é nada só consigo.

    ResponderEliminar
  5. Ok. Registo.
    Quanto ao resto, já pensou que deslocalizar um ministério não é mais do que o mudar de Rua?! Deslocalizar um ministério do Terreiro do Paço para Alfama ou Viana do Castelo em nada altera os seus bloqueios e estrangulamentos. O que é preciso é criar um patamar intermédio de decisão com autonomia: o que é preciso é descentralizar.
    Só patamares intermédios de (verdadeira) decisão é que agilizarão a Adm. Pública e aproximarão os administrados dos centros de decisão.
    Numa coisa o JMO acertou: só deslocaliza quem não quer verdadeiramente descentralizar.

    ResponderEliminar
  6. Não faz mal. A gente paga as despesas como sempre!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde João e Boa Tarde AAS...

    Caros AAS, cá estou eu para responder ao seu apelo. O que é que necessita que seja esclarecido? A situação resume-se ao apelo que a Distrital fez para que a Concelhia se demitisse, alegando a não participação na campanha eleitoral. A Concelhia, por sua vez, não concorda com estas afirmações pois todos estivemos disponíveis e actuantes. Acreditamos também que este "ataque" de Ribau Esteves serve para tentar que a Distrital "controle" o processo autárquico no Concelho de Aveiro e para "despistar" as responsabilidades de Ribau Esteves nos erros cometidos na execução da lista de deputados às legislativas. A Concelhia não está disposta a abandonar um processo para o qual tem toda a legitimidade e trabalho realizado -as eleições autárquicas em Aveiro, ainda para mais nas mãos de Ribau Esteves, e pensa que a Distrital deveria assumir os erros que cometeu no processo de eleições legislativas.

    Pessoalmente, acredito que o ciclo Ribau Esteves tem os dias contados. O seu constante "vir a reboque" (no caso desta Distrital, entre outras características, não se coaduna com o verdadeiro espírito social-democrata e devo dizer que lhes dei todas as oportunidades possíveis, dentro da minha vasta mas limitada paciência, para que me fizessem mudar de ideias.

    Está suficientemente esclarecido, AAS?

    Quanto ao resto, como sabe, continuo a ter muito orgulho de pertencer à Comissão Política Concelhia do PSD de Aveiro e assinar com Susana Esteves e não sob a protecção de pseudónimos.

    Quanto ao blogger "Inclito", gostaria de lhe perguntar de que alto de que pedestal é que está a falar, que é para eu perceber se lhe hei-de dar algum crédito.

    Cumprimentos,

    Susana Esteves

    ResponderEliminar
  8. A minha experiência como ex-jornalista leva-me a dizer o seguinte: normalmente, é dificil manter as questões pessoais e politicas entre elementos do mesmo partido fora dos jornais porque os mesmos politicos costumam não perceber qe, a medio prazo, estão a colocar os seus partidos em maus lençóis...
    Como cidadão, estou preocupado que os dois partidos que podem dar luta à actual liderança socialista na Câmara de Aveiro estejam mais preocupados com os seus umbigos que com a cidade...
    Caro Inclito, em relação ao nosso outro assunto...
    Digamos que conheço 80 por cento dos jornais e vinte por cento de outras fontes. Tento sempre documentar-me, quando me deixam...

    ResponderEliminar
  9. Caro "Inclito",

    O seu pedestal é frágil, ainda que esteja bem embrulhado. "Do que leu", inclusivé nas minhas palavras, não poderá ter noção do que foi o debate interno em torno desta questão e, pelos vistos, preferia ficar na ignorância, embora não tenha resistido a comentar...

    Quanto aos AAS, terão sempre os esclarecimentos necesários que solicitarem desde que mantenham o respeito, o que não está a suceder. Lamento mais uma vez ter que dizer que os actos de cada um caracterizam quem os pratica.

    Cumprimentos,

    Susana Esteves

    ResponderEliminar
  10. João,

    O facto de ter existido esta questão com a Distrital não implica que o PSD Aveiro não esteja atento à Câmara... Bem pelo contrário, reflete a força com que se compromete no caminho traçado. Pensa nisto...

    Susana Esteves

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...