Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2005

Teresa Machado



Isto quase que é uma carta aberta. A situação da Teresa Machado já era conhecida dos meios que acompanham o atletismo, modalidade que pratiquei e da qual continuo a manter-me a par. Quando comecei o atletismo, há uns quinze anos, já Teresa Machado era uma atleta conhecida e de nível nacional. Depois, foi uma carreira de topo, como nenhuma atleta das áreas técnicas alguma vez atingiu em Portugal - campeã consecutiva de peso e disco, quatro jogos olímpicos no seu currículo, dois deles com finais (melhores 12 atletas). Uma vida dedicada ao Sporting com o apoio do seu treinador de sempre, Júlio Cirino. (biografia desactualizada aqui)

Há dois anos, o corte radical de orçamento do Sporting fez com que a atleta saisse do clube e participasse por outros. A sua dedicação á alta competição e a verba que recebia por ser atleta de nível olímpico levaram a que não conseguisse conciliar um emprego com o treino. Recentemente treinava e estudava, tendo o 12º ano. O lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas não lhe permite mais do que receber 350 euros por mês e Teresa Machado tem que trabalhar para ganhar mais algum. Actualmente trabalha como mulher a dias, a fazer limpezas, para melhorar o rendimento. Trabalho justo mas Teresa merecia mais.

Lanço o desafio a quem me ler e também ao presidente da Câmara de Ilhavo, José Agostinho Ribau Esteves: Teresa Machado merece um outro trabalho. Digno, porque ela gosta d etrabalhar. A Câmara não precisará de alguém no Desporto? Monitora, administrativa? Entendam isto como alguém que durante muitos anos fez elevar bem alto o nome da Gafanha da Nazaré...

6 comentários:

  1. Todos sabemos que o Esteves nunca deu (nem dará) nada a ninguém. Mas talvez alguma das empresas que tem interesses no Porto de Aveiro, ou até o próprio Porto, a possa patrocinar. Aliás um Porto que foi instalado em terrenos expropriados aos gafanhonazarenos tem obrigação moral de apoiar esta insigne atleta da nossa terra.
    E que são algumas centenas de euros mensais para o Porto? O retorno publicitário não valeria a pena? De que estão à espera?

    ResponderEliminar
  2. Não tem nada a ver...

    Só vim mesmo desejar boa Páscoa com muitos ovinhos e amêndoas, e dizer que até amanhã, Sábado, podes continuar a apoiar Aveiro Na Blogosfera votando em Wakewinha!

    Tudo de bom pra ti nesta Páscoa... =D

    ResponderEliminar
  3. Grande post, magnifico uso de um espaço de discussão. Caro João tiro-lhe o chapeu por esta luta. É triste a situação, e faz-nos envergonhar mais um pouco do nosso país.

    Sandro Castro

    ResponderEliminar
  4. Este post faz-me ter 2 sentimentos opostos...
    1o - acho-o justo, pq tb segui a actividade da Teresa Machado e acho que devia ter melhor sorte uma desportista do gabarito dela...
    no entanto (e exactamente por o q acabei de dizer) o meu 2o pensamento e' estar contra o post... pq? como e' que e' possivel uma atleta de alto nivel nao ter patrocionios? so o sporting a queria ? e ela ? sera que criou bases sustentaveis quando estava no seu periodo no topopara qd este acabasse?? todos sabemos q ser atleta e' dificil e todos sabemos que os de alta competicao tem de saber organizar mt bem a sua vida p quando descerem de condicao fisica... sera q a Teresa o fez? se nao o fez este post nao tem logica... desculpa mas se fazem post p ela tem de fazer p mts mais atletas e mulheres de limpeza deste pais que nunca conseguiram fazer outras coisas...
    so mais uma coisa...falam em patrocionios e na CMI dar-lhe um emprego... como e' q e' possivel um atleta destes n ter emprego nos diversos ginasios de Ilhavo e aveiro?? conheco varias pessoas q dao instrucao e poucos sao atletas de alta competicao... em vez de ir p a camara questiono como e' q ela n vai trabalhar p um destes... o q fazem mts do antigos altetas de alta competicao

    ResponderEliminar
  5. Penso que sim temos sem duvida alguma arranjar, uma solução para uma pessoa que dedicou parte da sua vida, em representação de uma nação, de um país, que por vezes não age de forma mais justa ou recompensa aqueles k lutaram e continuam a lutar por um futuro melhor e risonho.
    Teresa foi e continua a ser uma pessoa com grande influência no atletismo português,por isso acho k é justo recompesarem - lhe por todo o seu esforço, vitórias e alegrias que já propocionou a portugual.
    Eu como atleta e lançadora de martelo que sou, aqui deixo o apelo, dêem mais valor as pessoas k o merecem e a teresa é merecedora. beijocas

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...