Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2005

Serviços Públicos...

Um email de um dos mais habituais leitores deste blog sobre a grande diferença entre empresas públicas e privadas:

Recentemente decidiu pagar as facturas habituais, água, luz e telefone através de débito em conta. Descobriu através da factura da EDP um novo serviço multibanco (nota minha: ADD - Autorização de Débito Directo que permite gerir as autorizações de pagamento directmanet num multibanco, sem necessidade de papéis ou assinaturas), que consigo aceder pela minha caixadirecta internet. Graças a um código de identificação do credor e autorização de pagamento, fiz a adesão a este meio.
A minha operadora telefónica, Novis, recebeu-me telefonicamente e forneceu em questão de segundos os números necessários. Foi a vez de contactar os Serviços Municipalizados de Aveiro... um número local, 234 400 100, atendeu-me um segurança/telefonista (18 horas) informou-me que só amanhã... Telefono no dia seguinte, atende-me uma telefonista, pede-me para aguardar... fico mais de um minuto a ouvir o telefone a chamar para alguém... não tens música de espera, indicação de tempo de espera, nada.... um meio excelente para interacção com o utente desperdiçado.

Depois disso... espanto... não existe... não se pode fazer, tenho de ir lá... ao balcão e assinar. Das 9 às 17.30, estamos abertos na hora de almoço (para consolação).
Acontece que eu também trabalho das 9 às 17.30, acontece que tenho de ir buscar o meu filhote ao infantário, dar-lhe almoço e voltar ao meu trabalho... alguém vai ficar a perder, sou eu claro.

O serviço é da SIBS - Multibanco... dos mesmo que lhes dão as referências multibanco... isto não pode ser. Onde pára a modernização?

Assim é...

2 comentários:

  1. Pois, ora vamos começar por pensar dois factores:

    a) Das duas uma, ou o país decide investir em segurança tecnológica e de uma vez por todas se avança com o reconhecimento eletronico do cidadão (B. I. digital), ou não nos adianta muito ter multibancos a cores, lojas do cidadão a berrar o hi-tec e depois existe um vazio no seu funcionamento porque ainda está dependente em algum ponto estrutural do antigo papel.

    b) Pensar finalmente nos arquivos distritais, aquivos locais e nesse sonho mudo que é o arquivo nacional. Nem programa de governo, nem em ficção cientifica pode ajudar a suspirar essa imensa tarefa demais necessária. Só a partir dai é que teremos toda a capacidade através de nossa casa de realizar todas as tarefas burocráticas.

    Sandro Castro... Diminuido... ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora vamos lá rebater...

    a) A segurança tecnológica existe... (SSL, TLS, 802.1x, certificados, VPN)
    b) A facturação é comandada por interacções com serviços geridos pela SIBS
    c) O custo de utilização destes serviços é irisório... falta vontade
    d) o custo para os utentes é algo que não é medido, nem quantitativamente, nem qualitativamente
    e) Não são precisos arquivos imensos... é precisa é federação de dados, não se espere que por reconhecer a pessoa A ou B terá o serviço. Isto não é a questão de reconhecer a pessoa... com uma bocadinho de engenharia social a coisa passa no balcão... o importante é darem as ferramentas.
    f) Felizmente não são todos os munícipios que pensam desta maneira limitada. Conheço uns do interior que têm ideias grandiosas e as colocam em prática... e o litoral é que leva os apoios e tem os fundos...

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...