Páginas

sábado, 30 de junho de 2007

Acusação bem humorada

De acordo com a notícia veiculada pelo Portugal Diário, o grupo humorístico “Gato Fedorento” e o director de programas da RTP, Nuno Santos, foram acusados por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, de difamação, na sequência do programa televisivo “Diz que é uma Espécie de Magazine”, emitido a 5 de Novembro de 2006. A acusação formulada por Pinto da Costa não foi acompanhada pelo Ministério Público, já que este não considerou o programa injurioso. No entanto, tratando-se de crimes particulares, a acusação é deduzida pelo queixoso e segue ainda que o procurador decida não a subscrever, o que foi o caso. Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis são acusados de “cultivar o escândalo e o sensacionalismo com afirmações e expressões altamente difamatórias e injuriosas” que o presidente portista afirma não corresponderem à verdade. “Agiram os arguidos com o objectivo de denegrir a imagem do queixoso, objectivo esse que conseguiram”, refere a acusação, que mais adiante aduz “os arguidos sabem muito bem do prestígio, do sucesso e consideração de que goza Pinto da Costa e o clube a que preside”, acrescentando que o líder portista “é estimado por todas as pessoas que o conhecem como sendo um homem íntegro, honesto, honrado, pacífico, ordeiro e defensor dos mais elevados valores morais e sociais. Um dirigente desportivo de renome nacional e internacional”.Pinto da Costa considera ainda que “o conteúdo do programa abalou profundamente a sua vida pessoal e profissional” pelo que ficou “profundamente revoltado e indignado com o programa e sentiu desse modo feridas a sua credibilidade, reputação, prestígio e imagem pública”. O crime em apreço, no caso de o Tribunal dar razão a Pinto da Costa, é punido com pena de prisão até 2 anos e oito meses e pena de multa não inferior a 160 dias. Pinto da Costa não pediu qualquer indemnização, limitando-se a indicar como testemunhas o empresário Joaquim Oliveira, o médico Fernando Povoas, o seu motorista, Afonso Ribeiro, e os membros da SAD do FC Porto, Reinaldo Teles e Adelino Caldeira.
_
Mais um processo a correr nos Tribunais... por causa desta peça exibida num dos programas Diz Que É Uma Espécie De Magazine.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,
    Não fez mais nada este fim de semana senão sujar este blog?
    O seu conceito de democracia é muito diferente do nosso. Acusar sem mais e sem dar a cara é mais grave do que gravitar em torno de quem ganha. é chafurdar a limpeza de quem trabalha. Não volte a fazer isso.
    João Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Tem razão. Efectivamente, o meu conceito de democracia é bem diferente do seu/vosso. Justamente por isso, e enquanto medíocre que V.ª Ex.ª é, deverá meditar sobre os artigos abaixo transcritos.


    Artigo 19.º
    "Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão."
    (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

    "Artigo 2.º
    (Estado de direito democrático)
    A República Portuguesa é um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo de expressão e organização política democráticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes, visando a realização da democracia económica, social e cultural e o aprofundamento da democracia participativa."
    (CRP)

    ResponderEliminar
  4. nunca ouviu falar em "a minha liberdade acaba quando começa a dos outros"...

    ResponderEliminar
  5. "...Quando começa a dos outros???" Então a liberdade não é de todos ou é só sua??? Por acaso nunca tinha ouvido que a sua liberdade acaba quando começa ...a minha por ex.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...