Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2007

Câmara quer fechar Praça do Peixe

Na mesma semana em que finalmente foi reaberto o Mercado Manuel Firmino, é divulgada a intenção da Câmara Municipal de Aveiro fechar o Mercado José Estêvão, vulgo Praça do Peixe.
Não tenho opinião técnica sobre o assunto e, portanto, não me compete avaliar se o local tem ou não tem condições "higieno-sanitárias". No entanto, é estranho que se feche um local que recebeu profundas obras há apenas 3 anos...

Acredito que possa ali surgir um espaço de cultura muito interessante, mas custa-me, até do ponto de vista turístico, constatar mais um acto de "desprendimento" da cidade em relação às suas tradições.

8 comentários:

  1. Se o dr. Raul Martins fechasse o seu blogue, deixaria de pensar que estava a fazer oposição todos os dias e o PS teria finalmente de passar a fazê-la.
    Na rua e na comunicação social.
    Enquanto isso não acontecer, haverá meia dúzia de posts para cá e meia dúzia de posts para lá e esta cidade vai estiolando...
    Perde Aveiro e lucra esta maioria...

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente é muito estranho essa nova posição da Câmara relativamente ao futuro espaço da Praça do Peixe, ainda para mais, quando esteve fechado 2 anos para obras, abriu à 3 anos e foram gastos 1,5 milhões de euros na recuperação.
    Parecem as politicas do Governo.

    ResponderEliminar
  3. Depois admiram-se porque a câmara está num buraco financeiro! Uns fazem outros desfazem... afinal as obras foram para quê? Para fazer mais um restaurante a algum amigo?

    ResponderEliminar
  4. No seguimento deste post e das notícias publicadas no Diário de Aveiro, sobre a eventualidade do encerramento do Mercado José Estevão (Mercado do Peixe) por este não cumprir as condições de higiene necessárias para o funcionamento do Mercado, a AveiroPolis, SA entidade executora do projecto de reabilitação do Mercado elaborado pela CMA, esclarece o seguinte:
    Ponto 1. O Mercado do Peixe foi sujeito a vistoria no dia 22 de Junho de 2004, por todas as entidades competentes, Delegado de Saúde, Técnicos de Saúde Ambiental e CMA, vistoria que detectou as seguintes anomalias:
    1 – Substituição das calhas de escoamento da água do pavimento com ralos maiores para facilitar a saída de água;
    2 – Aplicação de suporte de rede na banca de lavagem do peixe, para recolha das escamas e posterior remoção, para evitar o entupimento;
    3 – Impermeabilização do pavimento com material anti-derrapante;
    4 – Aplicação de uma calha metálica amovível, a fazer a ligação entre as bancas próximas;

    Estas anomalias foram devidamente ratificadas pelo que o Mercado passou a reunir de todas as condições exigidas pelas entidades competentes.
    Posteriormente, com a abertura do restaurante e com as alterações que fizeram nas instalações sanitárias detectou-se anomalias técnicas das mesmas, tendo sido o restaurante notificado para proceder á reparação das irregularidades.
    Informa ainda a AveiroPolis que os equipamentos disponibilizados foram equiparados aos equipamentos existentes em qualquer superfície comercial, exigindo-se apenas que este deveria ser sujeito a adequado manuseamento e respectiva manutenção.
    Relembra esta Sociedade que o Mercado do Peixe foi entregue para Gestão e Manutenção ao Município de Aveiro a 15 de Junho de 2004 pelo que a manutenção das condições de higiene e de manutenção dos equipamentos é da exclusiva responsabilidade deste Município.

    ResponderEliminar
  5. A "gerencia" deste blogue agradece os esclarecimentos do Eng. Matos Rodrigues.

    ResponderEliminar
  6. caro João oliveira.
    Obrigado por ter identificado a autoria do esclarecimento. tentei usar o matos.rodrigues, mas a bogosfera evoluiu e tive que usar o j.matos.rodrigues@gmail.com que entanto aparece abreviado como jmr.

    ResponderEliminar
  7. Alguém, nomeadamente o próprio, pode explicar como é que o Eng. Matos Rodrigues ainda anda a "liquidar" a Polis?
    E recebe ainda vencimento por isso!?
    Grato pela atenção

    PS: Se recebe, mais graça tem vir à net dizer que "Relembra esta Sociedade que o Mercado do Peixe foi entregue para Gestão e Manutenção ao Município de Aveiro a 15 de Junho de 2004 pelo que a manutenção das condições de higiene e de manutenção dos equipamentos é da exclusiva responsabilidade deste Município."
    A gratidão é uma coisa tão linda, não é?

    ResponderEliminar
  8. Cumpre-me dar um outro esclarecimento face ás duvidas anónimas:
    1.A sociedade encontra-se em fase de liquidação desde Janeiro de 2007.
    2.Enquanto o capital social desta sociedade não estiver totalmente realizado (para se poder pagar os respectivos passivos e concluir os dossiers de saldo dos projectos co-financiados pelos fundos comunitários) não é possível encerrar a sociedade Aveiropolis.
    3.O meu cargo como Director Executivo/ ou Coordenador da fase de liquidação, esteve e estará sempre à disposição dos sócios desta sociedade.
    4.Fui nomeado coordenador de liquidação da sociedade pelos sócios da sociedade, tarefa que naturalmente é remunerada.
    5.Não entendo as insinuações relativas à gratidão colocadas…
    Matos Rodrigues
    j.matos.rodrigues@gmail.com

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...