Páginas

quinta-feira, 15 de abril de 2004

Acessos - ultimas informacoes




Segundo a Lusa, há novos dados:

Lisboa, 15 Abr (Lusa) - Os acessos ao novo estádio de Aveiro estão bloqueados por camiões desde hoje de manhã, num protesto contra a falta de pagamento ao empreiteiro, e devem manter-se encerrados até ao fim do dia, disse à Lusa um dos camionistas no local.
Camiões das empresas Somague e Vítor Frias bloquearam os acessos ao Estádio Mário Duarte, em Aveiro, um dos 10 que vão receber jogos do Euro 2004, impedindo que a equipa do Beira-Mar realizasse o seu treino da manhã.
Na origem do protesto está a falta de pagamento, por parte do Instituto de Estradas de Portugal (IEP), de 7,5 milhões de euros (1,5 milhões de contos) ao empreiteiro responsável pelas acessibilidades do estádio, a Somague, disse à Lusa o presidente da Câmara de Aveiro.
No entanto, a empresa diz apenas que a obra está suspensa por motivos que não quer discutir na praça pública e cujo esclarecimento deixa para a proprietária da obra - a Câmara Municipal de Aveiro.
Fonte oficial da empresa diz que a presença de camiões nos acessos ao estádio representa apenas uma forma de garantir a segurança das pessoas e dos bens que ali se encontram.
"Se fechássemos a obra do Metro, bastava-nos encerrar o túnel, mas numa estrada não é só fechar as portas", explicou a mesma fonte.
O autarca de Aveiro, Alberto Souto, informou entretanto que já estava agendada, para as 15:30 de hoje, uma reunião entre a Câmara e o IEP, na sede daquele instituto, em Lisboa, onde será abordado o assunto.

Explicou que a Câmara Municipal de Aveiro, intermediária no pagamento ao empreiteiro da obra (Somague), cuja responsabilidade é do IEP, "apenas recebeu 500.000 euros de um total de mais de cinco milhões de euros".
Alberto Souto lembrou ainda que este protesto da Somague "nada tem a ver com o estádio, apenas com as empreitadas dos acessos ao recinto", e que este facto tinha sido transmitido ao ministro adjunto do primeiro-ministro, José Luis Arnaut.
Compreendendo os motivos do protesto da Somague, Alberto Souto critica a atitude dos responsáveis da empresa por terem impedido o acesso a uma obra licenciada, acto que configura um crime.
"Aceito a insatisfação, mas condeno o acto e só espero que o bom senso prevaleça e que tudo se resolva rapidamente", disse o autarca.
O Estádio Municipal de Aveiro é um dos 10 recintos que vão receber jogos do Europeu de futebol de 2004, que se disputa em Portugal entre 12 de Junho e 04 de Junho, e o bloqueio ao seu acesso impediu hoje o Beira-Mar de ali realizar o treino, obrigando a equipa da Superliga a realizar a sessão no velho Estádio Mário Duarte.

Fonte: Agência LUSA


A pergunta que fiz no post anterior está respondida neste artigo da Lusa: a obra é da EMA/CMA. O presidente da Câmara continua a passar a informação que a divida é do IEP, que não entregou o dinheiro para a CMA pagar. Bem, nas contas de merceeiro, normalmente quem é o efectivo dono da obra é que paga, sendo reembolsado ou financiado antes ou depois. Mas continuem a dar as vossas opiniões...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...