Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2004

Democracia em debate




A Universidade de Aveiro organiza um seminário, no próximo dia 4 de Maio, muito interessante: as informações aqui ficam (e quem for, está convidado a dar a sua opinião aqui neste fórum)
Seminário «Sistemas Regionais de Inovação e Qualidade da Democracia numa União Europeia Alargada»
data
4 de maio
hora
9h30
local
Universidade de Aveiro
Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica

Mais info: O reforço da qualidade da democracia é um recurso fundamental para a coesão territorial e social de uma União Europeia alargada. No contexto de uma sociedade caracterizada por fortes tendência de globalização e por rápidas mudanças sociais e tecnológicas, a inovação é unanimemente considerada como a força motriz dos processos de desenvolvimento sócio-económico. O nível regional tem vindo a ser considerado como o mais adequado para a promoção de uma estrutura eficaz de apoio à inovação. O conceito de sistema regional de inovação, desenvolvido na década de 90 por Philip Cooke, emerge como um instrumento analítico de grande utilidade para uma melhor compreensão dos processos territorializados de desenvolvimento sócio-económico.
O forte carácter social e territorial da inovação permite relevar a importância do conceito de capacidade institucional como ingrediente essencial do desenvolvimento, combinando a acumulação de capital social (relacional), intelectual (conhecimento) e político (mobilização).
Este quadro conceptual dá azo à percepção de que o reforço da qualidade da democracia, do qual não se pode dissociar a consolidação da capacidade institucional dos territórios, assume grande importância na construção dos processos de aprendizagem colectiva que configuram uma visão socialmente partilhada sobre o futuro das comunidades e dos consensos mobilizadores que sustentam o desenho e implementação de políticas de desenvolvimento. O reforço da qualidade da democracia é assim um recurso fundamental para a coesão territorial e social de uma União Europeia alargada.

Programa
9h30 - Recepção
9h45 - Abertura (Professor Doutor Bico Marques, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro)
10h00 - «Foresight - Linear and Non-linear Strategies in Making the Future» proferido por Mika Aaltonen (Director Finland Futures Research Centre, Helsínquia - Finlândia)
10h40 - «Innovation based Regional development: the case of Ostrava» proferido por Jaromír Dudek (Director do Parque de Ciência e Tecnologia de Ostrava - República Checa)
11h20 - Coffee Break
11h45 - «The Regional Constructed Advantage» proferida por Jean-Marie Rousseau (Comissão Europeia - DG Investigação)
12h30 - Debate e conclusões (Prof. Artur da Rosa Pires)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...