Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2004

Uma aprovacao e voto contra e um projecto imobiliario e uma promessa



A ler, com muita atenção, o texto de Caetano Alves e do CDS/PP a justificar o voto contra na Câmara de Aveiro sobre a Conta de Gerencia de 2003. É um aperitivo para a Assembleia Municipal, justificado ainda mais com o voto contra dos outros dois elementos do PSD. Os que ainda são do PSD, dado que Domingos Cerqueira já não conta nesse rol.

Para a história, deixo igualmente um texto do Diário de Aveiro de ontem. Coloco-o todo aqui porque é bom guardá-lo. São feitas promessas e convém saber se são cumpridas.

Câmara trava empreendimento no esteiro de São Pedro
A Câmara de Aveiro travou um projecto imobiliário que um grupo de investidores queria realizar junto do esteiro de São Pedro. A autarquia alega razões técnicas e um planeamento mal decidido

Um grupo de investidores imobiliários pretendia construir um prédio de habitação junto ao esteiro de São Pedro, em Aveiro, mas a Câmara Municipal local travou o empreendimento alegando razões técnicas, apesar de o Plano Director Municipal (PDM) consentir o imóvel. Alberto Souto, presidente da autarquia, reconheceu ao Diário de Aveiro que se trata de «uma questão de planeamento mal decidida» pelo PDM. O autarca socialista adverte que a zona em causa, próxima da Universidade de Aveiro, é «ambientalmente sensível» e lembra que, por ficar junto ao esteiro de São Pedro, é passível de sofrer inundações. «Mais vale prevenir do que remediar», ajuiza.
O líder do município defende que no local «não deve ser construído nada» e por isso rejeita a edificação de um prédio a «poucos metros do esteiro», mesmo que o projecto respeite o PDM. Alberto Souto recorda que o empreendimento imobiliário tem vindo a sofrer sucessivas remodelações, mas os serviços técnicos da autarquia aveirense nunca deram luz verde ao avanço do projecto. Segundo o edil socialista, a intenção inicial dos investidores era construir um edifício com oito pisos, dimensão que foi sendo diminuída sem nunca satisfazer os critérios urbanísticos da Câmara. «O projecto nunca mereceu a aprovação dos técnicos, apesar de ter agora menos altura do que no início, quando nos foi apresentada a primeira versão», sublinhou Alberto Souto, que defende que aquela área não deve acolher nenhuma construção. Ao Diário de Aveiro, o autarca afirmou que o município fará o necessário em sede de Plano de Urbanização para «corrigir» o «erro de planeamento» cometido pelo PDM, além de aconselhar os promotores do complexo a procurar outro local para construir o empreendimento.



Prioridade da autarquia vai ser a Educação

Câmara anuncia investimento
de 580 mil euros em pavimentações

A Câmara Municipal de Aveiro anunciou um investimento de 580 mil euros em pavimentações nas freguesias de Esgueira, Requeixo e Aradas. O executivo camarário aprovou a abertura de concursos públicos para a execução das empreitadas, anunciou Alberto Souto, presidente da autarquia, lembrando que nos últimos anos o município tem apostado no arranjo de vias. «Muitos quilómetros de estradas foram repavimentados nos últimos seis anos», sublinhou. O mau estado de algumas ruas do concelho deve-se a obras de saneamento, sector no qual têm sido investidos «milhões de euros». «Nas próximas semanas, Aveiro passará a ser um dos municípios do país com melhores taxas de cobertura e ao nível do melhor que existe na Europa», frisou Alberto Souto.
O «próximo grande desafio» do executivo camarário será, porém, a Educação, garantiu o autarca socialista, assegurando: «O parque escolar do concelho irá ombrear com as condições luxuosas do estádio». «O trabalho de renovação do parque escolar é a prioridade absoluta», garantiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...