Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Noticia do Público de hoje

Texto integral do Público de Hoje - Páginas do Local Centro

ataques a membros da oposição
Élio Maia recusa paternidade de blogue com o seu nome
Rui Baptista


"Até gostava de saber quem faz aquilo", disse o presidente da Câmara de Aveiro, que garante não se importar com a utilização do seu nome

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro rejeitou ontem "a paternidade" do blogue que leva o seu nome (http://eliomaia.blogspot.com), onde têm sido feitos ataques a membros da oposição e têm sido transmitidas informações privilegiadas sobre a actividade do município. "Há um espaço [na Internet] com o meu nome e de vez em quando até vou lá espreitar o que se diz, mas não tenho nada a ver com aquilo", disse Élio Maia na reunião do executivo municipal aveirense.
O autarca rejeitou qualquer responsabilidade no conteúdo da página, que foi lançada durante a campanha eleitoral das autárquicas, e deixou perplexos os vereadores da oposição ao declarar que não se importa que o seu nome seja usado pelos supostos autores anónimos do blogue. "Até gostava de saber quem faz aquilo", confessou.
O caso do blogue com o nome do presidente da câmara ganhou uma inesperada dimensão política depois de o vereador Pedro Silva, eleito pelo PS, aí ter sido ferozmente criticado, em termos pouco elegantes, por ter decidido passar a colocar online a agenda de trabalhos da câmara. Mais tarde o texto foi apagado, mas Silva não deixou morrer o assunto, tendo ontem confrontado Élio Maia com a situação. "Responsabiliza-se ou não pelo conteúdo daquele espaço, onde até foi colocado um texto pouco abonatório sobre a minha pessoa?", questionou o socialista.
A oportunidade da questão foi justificada pelo facto de Pedro Silva ter deixado de ter acesso ao sistema informático da autarquia, alegadamente devido a uma alteração da senha. Desta forma, o vereador deixou de ter acesso às ordens de serviço, agendas e actas de reuniões da autarquia em suporte digital, o que impede a sua divulgação online no endereço http://melhoraveiro.blogspot.com/.
Na reunião de ontem, Silva tratou o assunto com pinças, evitando surgir como vítima de qualquer processo menos claro por parte da maioria. "Trata-se certamente de uma questão técnica que será ultrapassada", disse. Mas acabou a pedir "mais respeito" pelos vereadores da oposição, criticando o facto de haver funcionários, dirigentes de empresas municipais e até assessores do presidente da câmara que atacam vereadores eleitos em blogues pessoais como aquele que leva o nome de Élio Maia.
Concretamente, Pedro Silva referiu-se a um caso recente, em que o assessor de imprensa do presidente da câmara, João Oliveira, terá indirectamente chamado no seu blogue "aprendiz de feiticeiro" ao vereador Marques Pereira, devido a uma entrevista que este tinha concedido a um jornal local. "A opinião livre é um direito de todos, mas será sensato que funcionários se refiram com menos respeito a vereadores?", questionou Pedro Silva, deixando claro que considera que o assessor extravasou as suas funções. João Oliveira, que foi recentemente contratado pela câmara, mantêm o blogue http://aveirolx.blogspot.com/ há mais de três anos. "Escrevo aquilo que penso e aquilo que sinto. Foi assim durante três anos e assim continuará, com as condicionantes que a minha vida profissional, pessoal, os meus sentimentos e a minha vontade assim me obrigarem", esclarece Oliveira nas Notas Entre Aveiro e Lisboa, em jeito de declaração de princípios

12 comentários:

  1. É o emergir da blogosfera como meio mais que privilegiado da discussão política. E a blogosfera aveirense é particularmente activa...

    Todavia, com esta "estoria" toda, só me vem uma expressão à cabeça: a revolta dos ovos moles!

    ResponderEliminar
  2. Viva João,
    Sabe que o tenho em grande estima (bloguisticamente falando), mas o ponto é incontornável: Pode um funcionário municipal criticar publicamente um vereador? Na minha opinião não. Nenhuma organização pode funcionar equilibradamente nestes termos. Não se trata de censura, mas haverá pontos sobre os quais o João se deverá abster de pronunciar em nome da deontologia. Não é uma crítica pessoal, mas apenas ideológica: funcionários não fazem política. Ponto. Seja em Aveiro, seja no Porto (onde infelizmente vemos um blogue da própria CM a fazer política através dos funcionários contratados para esse fim), seja onde for. Tal não é aceitável.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que o "dono" deste espaço e os habituais frequentadores me desculpem, mas tenho de gargalhar. O blogue do dr. Élio Maia, que ele desconhece (ou diz desconhecer, pouco importa para o caso)foi tema de notícia no jornal Público? Desculpe, mas não resisto: ahahahahahahahahahahahahahahahahah
    P.S. Depois queixam-se que os jornais não se vendem, que o público não lê bla-bla-bla. Pudera!

    ResponderEliminar
  4. Revolta?
    Ovos Moles?
    Estarei convocado ou também invocaram o meu nome sem eu ter conhecimento?
    E as minhas parentes afastadas, as Cavacas (de S. Gonçalinho), serão precisas como armas de arremesso?

    ResponderEliminar
  5. Como diz o povo... "quem anda à chuva, molha-se".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Parece anedota mas pelos vistos não é. Não compreendo como é que uma pessoa com um cargo de tanta responsabilidade, que tem de responder aos aveirenses sobre o que faz por eles e para eles, permite que "um qualquer" que até conhece bem (porque é seu apoiante) mantenha um blog EM SEU NOME (do nosso actual presidente da CMA), desde Agosto de 2005 e agora venha dizer o que disse! Haja Deus!

    ResponderEliminar
  7. Caro João:

    Ora vamos lá esclarecer aquilo que parece ser um mistério.

    O Sr. Pedro Silva, que apareceu para a política através desse estranho fenómeno político que é a "geração expontânea", que conseguiu ser ainda mais "pára-quedista" que o próprio ex-presidente - (nas palavras dum ilustre deputado da nossa praça) - não tem, nem faz, a mínima ideia de como se faz política...pela simples razão de que nunca a praticou nem tem passado político que eu conheça.

    Será portanto um político sem passado...o que em política, e que talvez ele não saiba, tem muito significado.

    Para acabar com os seus "fait divers" acerca do blog que ostenta o nome do Sr. Presidente da Câmara Dr. Élio Maia esse senhor não tem mais do que se dirigir ao respectivo blog e aí deixar o que lhe vai na alma que, certamente, terá o "feedback" pretendido.

    Se ainda assim, qual S. Tomé, não vir satisfeita a sua curiosidade e pretender conhecer ao vivo a pessoa que o criou, desenvolveu e faz a manutenção ao dito blog, também aí não haverá qualquer problema...é uma questão de se agendar um encontro com esse fim.
    Poderia ser o caso de esse blog estar a ir para o ciberespaço a partir, por exemplo, da Nova Zelândia...mas não é o caso.

    Como responsável pelo conteúdo do blog agradeço desde já a promoção que lhe tem sido feita e que já lhe granjeou o estatuto de ser o blog mais "badalado" da imprensa nacional.
    Porventura por isto já foi solicitado para ostentar publicidade comercial.

    Por modéstia e educação cívica tem sido um blog reservado, discreto e sério.
    Assim irá continuar a ser.

    Os meus cumprimentos,

    N.B.: Como verifico que o Sr. Pedro Silva não tem o mínimo jeito para fazer blogs, tão "pobrezinho" é o seu, é uma questão de se combinar e também essa sua "limitação" poderá ser ultrapassada.

    ResponderEliminar
  8. Já não posso mais com a história do Blogue do senhor presidente da Câmara.
    Afinal é dele, mas não é dele. Eu não quero acreditar no que leio.
    Foi aqui assumido publicamente por alguém que ?movimenta o Blogue? e pelos vistos como quer e lhe apetece, assumindo tal facto, deduzido por palavras suas.
    Depois maltrata terceiros gratuitamente e não sei se em seu nome pessoal ou com ?procuração? do presidente da Câmara ou em conjunto.
    De um modo ou do outro, foi demonstrado escassez de juízo, falta de idoneidade latente e comprovadamente criancice.

    Afinal que tipo de presidente elegemos, com quem é que ele anda, que tipo de gente faz equipa com ele e quem temos à frente dos destinos de Aveiro?
    O Élio Maia já não é um presidente de Junta?
    Será que ele ainda não se apercebeu que está investido em funções de muito mais responsabilidade e que representa todos os Aveirenses, desde o mais humilde ao mais letrado?
    As funções que desempenha não se compadecem com estas criancices que todos os dias estão a emergir com a sua bênção e não é minimamente aceitável.

    Ele tem de nos dar satisfações. Ele tem de dar satisfações aos costumes. Ele tem de saber com quem compartilha aquilo que oficialmente é seu e mesmo tem de saber com quem anda. Isso é exigível pela honra de todos nós.
    Não podemos permitir criancices desmesuradas e ausência de verticalidade.
    Aveiro não é o Marco de Canavezes?
    Que até se quisessem ganhavam dinheiro com a publicidade comercial, mas que é isto? Onde chegamos, está-se a bater no fundo e ninguém grita bem alto?
    Mas que é isto meu Deus!

    Das duas uma, ou o senhor Élio assume o blogue e é por ele responsável, ou nós, eu, vou procurar tomar providências para acabar de vez com o ridículo da situação.
    Vamos deixar Aveiro tornar-se num antro?

    ResponderEliminar
  9. Oh senhor Presidente

    Parece que esta desavergonhice do blog em nome de Vexa vai continuar.

    Então não é que transcreve apenas o que lhe interessa da notícia que saiu hoje no DA?
    Falta o resto: aquela parte em que se fala do senhor subsecretário de Estado da Administração Interna, Fernando Rocha Andrade, que mostrou grande vontade e parece ter mais poderes para resolver alguns dos problemas dos nossos Bombeiros.

    --------------------------------------
    (mais uma notícia no blog do Dr.Elio Maia)

    Segunda-feira, Janeiro 30, 2006
    Câmara promete auto-escada de 40 metros (falta o ponto de interrogação)

    O Presidente da Câmara de Aveiro, Dr. Élio Maia, prometeu ontem, para «breve», uma auto-escada de 40 metros para os Bombeiros Velhos, que ontem comemoraram o 124.º aniversário.

    Tanto para a direcção dos bombeiros como para a actual maioria do Executivo camarário, a recente mudança na autarquia significará um tratamento diferente. Uma «esperança redobrada», segundo Vítor Silva, esperando que a corporação «comece a ser tratada com a dignidade que é devida».

    O presidente Élio Maia confirmou, assumindo um tratamento «com dignidade e respeito».

    No seu discurso, o Presidente da Câmara, que participava pela primeira vez, naquela qualidade, num aniversário da corporação, disse que «em breve será encontrada uma solução».

    Dirigindo-se particularmente à autarquia, o presidente da Direcção dos Bombeiros Velhos compreende que «talvez não seja a altura mais oportuna» devido às dificuldades financeiras, mas conta com a «boa vontade e engenho» do presidente Élio Maia.
    POSTED BY WEBMASTER EM SEGUNDA-FEIRA, JANEIRO 30, 2006

    ResponderEliminar
  10. Ex.mo Sr.:

    Não querendo entrar num "diálogo de surdos" com o Sr. Anonymous said (pelo nome já parece ser pessoa pouco recomendável), sempre lhe vou dizendo que tudo o que é dito no meu comentário anterior é pacífico, claro e sem má fé. O mesmo se não poderá dizer do seu "comentário" a que mais chamaria de provocação medíocre.

    Vê-se que o que o move são razões de ordem política, porventura reminiscências de mau perder, mas vai ter que aguentar mais algum tempo. Seguramente mais 4 anos e porventura mais oito...os aveirenses voltarão a "falar" nas urnas de voto.
    O blog é da responsabilidade da pessoa que já disse ser responsável pelo blog...o sr. é de compreensão lenta...ou não quer perceber.
    Relativamente ao "antro" a que se refere está a referir-se ao descalabro financeiro em que a autarquia foi deixada, ou ao péssimo estado das estradas do concelho?

    Tento, tenha tento e comece a reflectir mais no que diz...ainda que de forma anónima.

    Contra vontades várias, porventura a sua, Aveiro irá progredir responsavelmente como já o fez no passado...desta vez com o Dr. Élio Maia á frente dos destinos da CMA.

    Pessoa não muito "preparada" para alguns jogos sujos da "nossa" política, mas séria e competente quanto baste para que Aveiro se orgulhe de quem o representa.

    Sabe Sr. Anonymous said...quem está limpo não cheira mal.

    Os meus cumprimentos,

    NB: "...criancices desmesuradas e ausência de verticalidade" ficam com quem usa estes termos.
    O eleitores perceberão os termos que usa e, portanto, a idoneidade do autor.

    ResponderEliminar
  11. A pergunta é simples e é inocente. Como não foi respondida vou repeti-la:

    Quem foi o jornalista que o entrevistou?

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...