Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2005

AveiroOrquestra das Beiras reaparece em Concerto de Ano Novo
2004-12-31, 13h13
Aveiro, 31 Dez (Lusa) -A Orquestra Filarmonia das Beiras vai regressar à actividade e reaparecer em público dia 06 de Janeiro, num Concerto de Ano Novo organizado pela Câmara de Aveiro, depois de ter sido anunciada a sua extinção.
O concerto deverá marcar a continuidade da orquestra, cujo futuro vai ser decidido em assembleia geral da Associação Musical das Beiras, entidade que lhe serve de suporte, e que reúne dia 04, mas segundo disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto, "há um acordo de princípio para a sua viabilização e não deverá haver surpresas".
O Concerto de Ano Novo, que se realiza pelas 21:30 no Teatro Aveirense, com entradas gratuitas, é organizado pela autarquia para toda a população, e irá ser dirigido pelo Maestro António Vassalo Lourenço, interpretando marchas, polcas, valsas e música de bailados de Strauss e Tchaikovsky.
O presidente da Câmara de Aveiro passou a integrar o elenco directivo da Associação Musical das Beiras, substituindo o seu ex- vereador da Cultura, Manuel Rodrigues, que se demitiu depois de críticas públicas que Alberto Souto lhe fez, por não ter participado na reunião em que havia sido decidida a extinção da Orquestra.
"Juridicamente é possível dar continuidade à Orquestra porque não estando formalizada ainda a extinção, pode haver uma revisão de posições na próxima Assembleia Geral", admitiu Alberto Souto quando chamou a si o processo.
A decisão de extinguir a Orquestra foi tomada numa assembleia geral realizada em Coimbra, a 06 de Outubro, em que Aveiro não se fez representar, apesar de serem da cidade de Aveiro as principais entidades contribuintes, nomeadamente a Câmara Municipal, a Fundação Jacinto de Magalhães e a Universidade de Aveiro.
Na base dessa decisão esteve um conflito laboral com os músicos relativo a exigências contratuais, que os levaram a recorrer aos tribunais.
A 31 de Outubro a Câmara de Aveiro decidiu impugnar judicialmente essa Assembleia Geral e promover uma concertação entre os parceiros para darem continuidade ao projecto.
Rui Rosa, da comissão de músicos, anunciou entretanto a disponibilidade destes para retomarem a actividade e abertura para a desistência dos processos judiciais iniciados, com vista a eventuais indemnizações.
MSO.


Filarmonia das BeirasSócios aprovam viabilização da orquestra
2005-01-04, 21h46
Aveiro, 04 Jan (Lusa) -Os sócios da Associação Musical das Beiras aprovaram hoje por unanimidade a viabilização económica da instituição, nomeando uma comissão que irá apresentar uma solução consensual para manter activa a Orquestra das Beiras.
No final de uma reunião que decorreu hoje em Aveiro, Manuel Assunção, vice-reitor da Universidade de Aveiro, explicou que os sócios da associação defenderam a continuação da estrutura, cuja liquidação chegou a ser aprovada numa assembleia geral anterior.
Esta decisão sucedeu depois de alguns músicos terem accionados processos judiciais contra a direcção da associação, alegando recibos verdes há vários anos.
No entanto, a associação não reunia condições técnicas para integrar esses profissionais no quadro, situação que deverá ser resolvida agora por uma comissão nomeada pelos sócios, para encontrar uma solução no prazo máximo de dois meses.
"Se queremos uma filarmonia temos de ter músicos", explicou Manuel Assunção, salientando que os sócios decidiram não discutir o ponto da Assembleia Geral onde deveria ser discutido o futuro da instituição.
Ao invés, os sócios nomearam uma comissão presidida pela universidade de Aveiro, que inclui ainda as Câmaras de Albergaria-a- Velha, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz e Leiria para "no mais curto prazo, nunca ultrapassando os 60 dias, apresentar uma proposta já consensualizada por todas as instituições de viabilização da Associação Musical das Beiras".
Uma das soluções poderá passar pela celebração de contratos por temporada com os músicos, comprometendo-se as Câmaras a garantir a sua incorporação em cada ano, à semelhança do que sucede noutras orquestras do género.
PJA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...