Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

Listas - Parte Dois

Então, as novidades das listas são:
Para além desta análise, aconselho-vos vivamente a leitura atenta do Amor e Ócio onde Rui Baptista vai contando mais alguns pormenores...

CDS - Paulo Portas confirma-se como candidato por Aveiro. É importante esta definição: deve ter percebido que ir para Viana do Castelo poderia até dar-lhe um deputado por lá mas também se arriscava a ficar fora da AR e colocar como cabeça de lista Bagão Felix em Aveiro num distrito onde Marques Mendes quer atacar com força poderia ser o "fim" da sua capital...
Curioso será hoje saber se mantêm a lógica de colocar um presidente de Câmara como número dois ou se António Pinho ver premiada a sua persistência com um lugar elegível.

PS - Parece curioso que nenhum dos meios online de Aveiro comente o óbvio na lista PS às próximas eleições legislativas: onde estão Filipe Neto Brandão e, já agora, Armando França? Se em relação a este último, a aposta é que como o PS vai ser Governo ele vai para deputado europeu... ou deputado. Aliás se Manuel Pinho for para o Governo, Armando França até poderá escolher... já a eterna promessa do PS de Aveiro parece que não tem lugar na Assembleia da República. Será que o objectivo é outro, leia-se um futuro Governo?
Em relação ao acordo entre Alberto Souto e Afonso Candal, parece que a força conjunta dos dois serviu para pouco: Antero Gaspar caiu de vez, o secretário geral da JS entrou por Aveiro - ele é daqui e é uma aposta mas coloca Rosa Albernaz em sexto e a inenarrável Maria do Rosário Carneiro (mais uma para a escola de paraquedismo aveirense...) conseguiu ficar em segundo: só no PS acontece isto.
1- Manuel Pinho 2- Maria Rosário Carneiro (não votado) 3- Pedro Nuno Santos (secretário-geral da JS) 4 - Elísio Costa Amorim (Santa Maria da Feira) 5- Afonso Candal (Aveiro) 6- Rosa Maria Albernaz (Espinho) 7- Armando França (Ovar) 8- Helena Terra (Oliveira de Azeméis) 9- João Bernardo (Ílhavo) 10- Marisa Macedo (Estarreja) 11- Jorge Sequeira (São João da Madeira) 12- Esmeralda Souto (Ovar) 13- António Cardoso (Santa Maria da Feira) 14- Pedro Machado Pires da Rosa (JS/Aveiro) 15- Celestino Almeida (Águeda).

PSD - A lista é forte. Mas já imagino os gumes a afiarem-se. Segundo a Lusa a lista passa por ter o cabeça de lista Marques Mendes, seguido de Hermínio Loureiro, Manuel Oliveira, Luís Montenegro, Regina Bastos, José Ribeiro, Jorge Tadeu e Abílio André. Se o PSD, ao que tudo indica ficar fora do Governo, estes são os nomes que lá ficarão. O que se nota de igualmente óbvio? Se os cinco nomes da frente são básicos, os três primeiros por questões de prestígio e antiguidade, Luis Montenegro pela sua ligação a Ribau Esteves, Regina Bastos pelos cargos e José Ribeiro, ao que parece um valor seguro. Agora Jorge Tadeu e Abilio André deverão provocar GRAVES ondas de choque... Estou curioso para ver a profundidade da lista para saber onde foram parar os aveirenses Isménia Franco e se Ulisses Pereira está definitivamente fora, como constava.

Isto tudo tendo em conta os resultados prováveis - PSD, 7 ; PS - 6; CDS-PP -2

Em relação à CDU e BE, tudo se mantém. Só interessam os cabeça de lista.

8 comentários:

  1. Essa lista do PS é de facto uma anedota. E a incompetência é indisfarçável: o João Bernardo de Ílhavo?! O responsável pelo pior resultado de sempre do PS em Ílhavo!? e Feira, idem!... E, como se diz no amor e ócio, a anti-aborto antes do pró aborto?! Só para rir!!!!
    E no PSD?! O Tadeu?????? ahahahaha...
    São listas que só deslustram quem nelas aceitou figurar!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Cara "Maria do rosário Carneiro"

    Estou a verificar a sua identidade. Se não é a própria, irei apagar o seu comentário.

    em relação aos seus "filhos", que eu saiba não a podem eleger, porque não estão recenseados em Aveiro.
    Corroboro as suas afirmações em relação ao AAS: o CDS elegeu "à vontade" o segundo deputado...
    Só que não acredito que o PS vença em Aveiro... Mesmo com as asneiras... A lista é muito fraca! E se vencer só se comprova a tese do distanciamento entre os que são eleitos e o que os cidadãos pensam...

    ResponderEliminar
  4. Caro AAS

    3000 votos são tão "à vontade" que Paulo Portas não quis arriscar passar para Viana do Castelo onde falhou o único deputado por somente 1200... ;)

    Agora a sério, o que interessa é uma campanha atenta: quando quiserem escrever para o Notas é só enviar para o meu email!

    ResponderEliminar
  5. 3.000 votos é pouco de facto... mas assim sendo e posto que os grandes e sabedores fazem as contas todas porque é que não fizeram tambem as contas para o numero de votos que sqao precisos para eleger um deputado!

    ouseja,

    ficou o cds mais próximo de eleger o terceiro deputado ou mais perto de perder o 2º?

    ass: Rosarinho

    ResponderEliminar
  6. Caro João Oliveira:

    Começo por agradecer as simpáticas palavras deixadas na secção de comentários do Estarreja Efervescente. Em relação à lista do PS, é de facto extraordinariamente fraca: 2 paraquedistas, 1 JS, dois recordistas dos piores resultados de sempre nos respectivos concelhos (Feira e Ílhavo), uma mal-amada pela sua própria secção (Oliveira de Azeméis), um falso candidato (Armando França),... enfim, pelo menos sete nomes com problemas de legitimidade em relação ao seu estatuto de candidatos!
    No entanto, partilho da teoria do distanciamento entre políticos e eleitores e por isso estou convencido que o nome dos candidatos aveirenses terá muito pouca influência no resultado das eleições.
    Em relação ao CDS, não é à toa que Portas se candidatou por Aveiro: é mesmo a caça ao terceiro deputado, pois nestas eleições (ao contrário do que sucedeu nas anteriores) toda a gente sabe que Santana vai perder e por isso não vai haver voto útil no PSD.
    Por tudo isto, acredito que a luta pelo novo 15º lugar de deputado vai ser renhida entre os 3 partidos: o PS tentará o 8º deputado, o PSD o 7º e o CDS o 3º... no entanto, penso que o mais provável é que fiquem 7 para o PS, 6 para o PSD e 2 para o CDS.

    Um abraço,

    Vladimiro Jorge Silva

    ResponderEliminar
  7. Como repararam, o comentário "assinado" por Maria Rosário Carneiro foi apagado por mim. é um aviso que neste blog não vale tudo. eu conheço o Eng. Roberto Carneiro e foi fácil saber se a mulher dele tinha algo a ver com o caso.

    Anónimos sim, preferencialmente se me mandarem um email a dizerem quem são. Os assinados ainda melhor, demonstram que têm... vocês entendem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Ó João...
    aterro aqui e dou de caras com um ataque cerradíssimo aos páraquedistas do PS... Mas não me lembro de qualquer registo aveirense de Paulo Portas e Marques Mendes - e continuo cheio de dúvidas sobre as coisas boas que representaram a eleição destes para o distrito, já agora.

    PS - parabéns pela nomeação massónica. ;) Um abraço!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...