Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2005

Análise sobre as listas

(outras análises no Noticias de Aveiro - análise que recomendo vivamente; Jornal de Noticias ; as listas tb estão no OLN; Não sei se o Diário de Aveiro colocou porque não está online).

Depois da pré-pré-pré-campanha mais sem sal dos últimos tempos, ficaram desfeitas as dúvidas sobre as composições das listas para as autárquicas, quer ao nível da vereação, quer ao nível da assembleia municipal.

Nas juntas, as novidades também não são muitas. Mas algumas coisas são curiosas. Vamos à análise.

Análise Global

Estas são as primeiras eleições de Alberto Souto como presidente da Federação do PS mas a sua escolha de lugares continua a ser muito personalizada: é a sua lista. E a melhor lista, em termos de personalidades e coesão de equipa, pois mantém os vereadores que possivelmente serão eleitos (menos o "seu" vereador Domingos Cerqueira, finalmente fora das listas - será que vai para alguma EM?).
Alberto Souto não começou bem a campanha, atacando a lista da coligação por ter figuras do passado (leia-se Girão Pereira como mandatário, Celso como número dois e Fernando Marques na Glória). Estas declarações não lhe ficam bem, nomeadamente tendo Carlos Candal como número um à Assembleia... :)

A Candidatura da Coligação está com um discurso marcado para aquelas que são as "pechas" no entender deles, de Albero Souto: a área social e a económica. Élio Maia está muito superior às expectativas mas a lista da Câmara revela (muito embora a aposta económica: Pedro Ferreira e Jorge Greno) algumas fragilidades gritantes. Não parece uma lista feita pelo Élio mas sim negociada pela coligação. O que é pena.

Os dois campos vão agora aparecer a mostrar as suas virtudes de parte a parte. Claro que a população vai votar essencialmente nas caras mas aqui vai também a apreciação das listas para os órgãos.

Não esquecer a grande batalha entre a CDU e o Bloco de Esquerda na Câmara. É curiosa a aposta da CDU na sua habitual figura à Assembleia. António Salavessa é, de longe, o melhor deputado municipal e o melhor conhecedor dos pormenores citadinos e esta aposta faz com que a CDU perca um bom elemento na Assembleia. Já o Bloco de Esquerda, depois de ter ganho nas legislativas à CDU, tenta capitalizar e corporizar esses votos, essencialmente citadinos, tentando ser a quarta força política - que com a coligação, é na prática a terceira) - aproveitando os votos dos descontentes de Alberto Souto. Muito sinceramente, prefiro o Salavessa.

Curioso, em Aveiro: coligação PSD/CDS juntos, e à esquerda todos concorrem: CDU, BE e PS... serão cerca de mil e quinhentos votos, pelo menos, perdidos...

CMA:

A lista de Alberto Souto é a mesma de há quatro anos, no que aos lugares cimeiros diz respeito, salvaguardada a troca de Manuel Rodrigues por Pedro Silva. Se Alberto Souto vencer e se mantiver os quatro anos, estão definidos, à priori, as divisões.
Matos Rodrigues é uma boa escolha, para sexto da lista. Depois aparecem as caras novas, Margarida Mangerão, filha do conhecido social-democrata Victor Mangerão e Marques Pereira, já um "ajudante" de Alberto Souto. Não conheço Margarida Dias Ferreira e os restantes nomes, suplentes, são de militantes socialistas da velha guarda, como António Rocha Andrade ou Jaime Borges.

Em relação a Salavessa, é mesmo uma pena que não consiga ser vereador. Eu gostava que ele fosse. Mas para isso tem que ganhar a sua luta particular com Francisco Vaz da Silva.


Assembleia Municipal:

Não vou falar das quotas nem dos cabeças de lista: Preferia ter Girão Pereira como candidato, entendo a posição dele e acho deselegantes as afirmações de Carlos Candal. Claro que também acho Regina Bastos uma segunda escolha.
Em relação às listas, e com algumas excepções, demonstra que são as vozes dos "donos". Na lista do PS há uma clara viragem à esquerda, esquerda. Virginia Veiga, uma voz incómoda, foi substituida - não acredito que tenha sido a seu pedido - e a subida de Teresa Fidélis e a surpresa Seiça Neves não a substituem.
Raul Martins é o único dos polémicos que continua na Assembleia, que começa a ser, também, um deserto de ideias. José Costa e Pedro Pires da Rosa são bons, mas Terra Seca e Clara Macedo seriam dispensáveis. João Pedroso aparece e António Rodrigues também...
Já na lista da coligação, há claramente nomes que se auto-excluiram: Diogo Soares Machado, Vitor Silva, Jorge Nascimento e António Granjeia e Joaquim Marques mostram que estão com a coligação mas não querem ir para a Assembleia. Esta lista até é jeitosa até ao lugar de João Pedro Dias. Depois, é um deserto de ideias e de coerência política.

A lógica dos melhores estarem no Parlamento já era. Quer no nacional quer na Assemleia Municipal...


Freguesias:

Em relação a freguesias, acho que poderá haver novidades em algumas, ao contrário do que possa parecer. Em Aradas, Álvaro do Bém recandidata-se e tem contra ele o mesmo candidato de há quatro anos, António Mário. Mais renhida será, mas acredito que a vitória seja do candidato do PS.
Já Cacia tem caras novas, pois o vencedor anterior não se mantém. Entre PS e a coligação, junto com o aparecimento do BE, poderá haver algumas surpresas. Um X
Eirol e Eixo estarão, à partida, do lado da coligação, enquanto que Esgueira, mesmo com a mudança de candidata (é estranho isso acontecer em pessoas que foram eleitas pela primeira vez) o vencedor, neste caso a vencedora, deverá ser a candidata do PS. Já a Glória terá um combate interessante, entre Fernando Marques, ex-presidente e figura muito conhecida da freguesia urbana e Fernando Alves, que ocupou o cargo depois da morte de Braga Alves e também uma figura conhecida. Mas nesta freguesia acho que vai ganhar a lista da coligação.
Nossa Senhora de Fátima tem vencedor óbvio: o PS não se candidata, num claro apoio eo actual presidente também não, mas deu o seu aval ao seu braço direito, Luis Claro. Esta é a freguesia mais longe da sede de concelho e a história da incineradora deixou o partido do actual presidente da Câmara queimado... Vence a lista da coligação.
Oliveirinha e Santa Joana têm vencedores certos: os já "dinossauros" (não se ofendam) Armando Vieira e Vitor Martins vão ganhar, com mais ou menos uns votos. Já Requeixo é a incógnita: o PS candidata mas o presidente da CMA, nas suas declarações, conta com a vitória de Diamantino Jorge, que vai numa lista de inependentes. Já a coligação, pode não ganhar esta junta, que era PSD. Aposto no 2, na vitória da lista de independentes.
Faltam São Bernardo, São Jacinto e Vera-Cruz: Em São Bernardo, a coligação candidata o número 2 da anterior lista de independentes e o PS a muito conhecida (pelo menos em Aveiro), Tininha. A Alexandrina Ramos tem hipóteses de tornar as eleições mais complicadas mas a vitória tende para a coligação.
Em São Jacinto, consta que a coligação escolheu bem, e terá sido bem aconselhada. Mas a história é cruel: ganhou sempre o PS. Será que há mudança? Não acredito muito...
Vera-Cruz será do PS, com a recandidatura de João Barbosa, uma figura polémica mas que deverá ganhar, face à, no meu entender, má escolha da coligação, Paulo Lobo.

Contabilidade: 7 vencedores para a coligação, 5 para o PS, um para independentes e uma freguesia-incógnita: Cacia...

6 comentários:

  1. Olá João! Antes de mais gostava de te dar os parabéns pelo site. Tenho por hábito consultá-lo! Li esta análise com particular curiosidade, uma vez que nos aproximamos de Outubro e gostei bastante das tuas conclusões. Aliás não diferem muito das minhas mas há uma coisa que me despertou particular curiosidade: relativamente à freguesia de Esgueira, onde sou eleitora, porque é que referes que não é vulgar uma candidata não se recandidatar, ao fim de um mandato? Dos candidatos à freguesia de Esgueira, qual te parece ser o potencial vencedor e porquê? Já agora, como não os conheço será que podes dizer-me o que os distingue? O que te leva a crer que será vencedora a candidata do PS? Obrigada e Bons Comentários!

    ResponderEliminar
  2. A coligação JUNTOS POR AVEIRO tem uma excelente candidata e uma excelente equipa candidata à Assembleia de Freguesia de Esgueira.
    Sabemos que Esgueira tem um voto sociológico mais à esquerda.
    Mas os esgueirenses sabem o desastre que constituiu a liderança da Junta de Freguesia nos últimos 4 anos.
    Embora a diferença seja grande, penso que aqui poderá acontecer uma das grandes surpresas das elições do próximo dia 9 de Outubro.

    ResponderEliminar
  3. Aveiro | 19-AGO-2005 17:12
    Águas de Portugal: Aveiro entre as autarquias mais devedoras (TSF)
    O presidente da empresa pública Águas de Portugal admite recorrer ?a todos os meios? para obrigar a Câmara de Aveiro a pagar as dívidas em atraso pelo pagamento do abastecimento da água distribuída na rede pública.
    ?Existe um princípio de resolução mas não podemos excluir todas as possibilidades para acertar contas?, declarou Pedro Serra na rádio TSF.
    Loures e Aveiro são, a seguir a Lisboa, os maiores municípios devedores ?mas não os únicos?. No total, as Câmaras do País devem à Águas de Portugal cerca de 150 milhões de euros.

    E sobre isto ninguém fala?

    ResponderEliminar
  4. Cara leitora anónima,

    Agradeço as palavras mas não posso agardecer mais porque não sei quem fala :) Mande-me um email para o jmo@esoterica.pt.

    Eu nao respondi a pergunta sobre a candidata de Esgueira exactamente porque o anónimo seguinte deu a resposta que está no meu pensamento: a freguesia é sociologicamente à esquerda e não foi fácil à coligação ter um bom candidato... Por isso. Mas podemos falar melhor por email.

    ResponderEliminar
  5. Olá outra vez! Peço desculpa mas não resisto a voltar a comentar um comentário ao meu comentário anterior! :)
    Relativamente à minha freguesia gostava de dizer que não faço ideia de quem é a candidata da coligação Juntos por Aveiro, por isso não faço comentários. Relativamente à excelente equipa o meu desconhecimento é análogo! Logo não poderei fazer qualquer tipo de comparação. Devo confessar que o que me espanta (para não dizer que me choca) é o comentário feito aos últimos 4 anos de liderança da Junta de Freguesia. Não me parece de todo que tenha sido um desastre, bem pelo contrário ... com muito pouco apoio da Câmara Municipal de Aveiro, a Junta de Freguesia, que tinha uma pessoa muito querida e carismática em Esgueira a liderar, conseguiu trabalhar muito mais do que nos 4 anos anteriores! Devo confessar que não me pareceu que a liderança fosse um problema! Assim como também me parece que a candidata da continuidade, que na minha óptica não será bem de continuidade, pode ser suspreendida no dia 9 de Outubro. Nisto concordamos! :) Bom Trabalho!

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...