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segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Os números da campanha

O Diário de Aveiro de hoje, numa peça assinada por Luis Ventura dá a conhecer os orçamentos de cada campanha no distrito, que por lei são, agora, obrigatoriamente conhecidos.

Claro que por lei, aliás, devido à lei, qualquer um destes orçamentos não é real mas sim superinflacionado, devido à subvenção estatal paga por voto. E como o Estado só paga até ao limite máximo do orçamentado...

Quem gosta de ver os números de forma directa, é so visitar este link, da Entidade das Contas no Tribunal Constitucional

6 comentários:

  1. Caro This Way!

    Está desculpado, se é que existe alguma coisa a desculpar...

    Eu entendo que essa possa ser a impressão inicial. É uma realidade que, em Aveiro, nunca um presidente eleito tenha perdido umas eleições. Restaram, portanto, duas soluções: ou não se recandidataram ou então foi uma situação tipo professor Celso (substituiu o Dr. Girão Pereira na presidência da CMA).

    No entanto, o Dr. Élio tem uma visão tão simples e tão concreta e um exemplo de por em prática aquilo que diz tão evidente que eu acredito que os aveirenses farão uma reflexão séria e o reconhecerão. Por exemplo, sabia que o Dr. Élio Maia foi o primeiro presidente de junta a utilizar fundos comunitários em projectos da freguesia? Na altura não era fácil. Não havia Internet e, tal como agora, tem que existir uma parte do financiamento dos projectos em "cash" (passe a expressão). Sabia que a Junta de Freguesia tem mais de 30 associações, todas em funcionamento real? Sabia que São Bernardo foi um poucos locais do país onde os emigrantes russos puderam votar para eleger o seu presidente? Sabia que em São Bernardo foi um dos poucos locais onde já se fez a experiência do voto electrónico? Sabia que o Élio Maia foi um dos fundadores e o principal dinamizador do Andebol de São Bernardo, com 15 anos de idade?

    Por agora chega, tem qualidades para dar e vender, honrando, com a sua postura, a Câmara de Aveiro. Ele costuma usar uma expressão que me agrada muito: "subir ao Povo".

    E mais não digo... Por enquanto...

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  2. Ola This Way,

    Atenção ao que eu escrevi: isto são orçamentos, não são os números finais, e esses é que eu considero válidos e interessantes.

    Quanto ao estilo de campanha actual das autarquicas, a palavra mais simpatica que arranjo é nojo: usa-se e abusa-se do cartaz e de nao prometer nada, nem com prazos nem com valores.

    Espero sinceramente que Elio Maia inove nesse ponto.

    Um abraco

    PS - Oh, Skipper, modera lá o teu estilo de campanha e vai actualizar o teu blog, vá... :)

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  3. Para já em outdors quem parece estar a ganhar é o Dr. Alberto Souto.
    Não sei como é que o Dr. Élio vai gastar mais. Talvez em frigoríficos.
    Ainda bem porque o lá de casa está a ficar fraco e não me apetece mudar para Gondomar ou Amarante.

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  4. ou será porque existem formas de financiamento mais visíveis e transparentes do que outras?
    quem conhece a lei sabe que o orçamento da coligação é o máximo permitido de forma a garantir também o máximo de apoio permitido por lei
    o que é mesmo muito estranho, para não dizer mais, é o orçamento do Souto, para mais com esses cartazes todos, que chegam a ultrapassar as fronteiras do Concelho.
    Conforme a Entidade de Contas (ver VISÃO), vão sempre considerar como custos mínimos dos outdoors os seguintes:

    1.000 ? - 4x3
    1.750 ? - 8x3

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  5. Há por aí um anónimo que está no concelho errado...

    Talvez com um frigorífico na tola...

    De resto, João, não é propriamente campanha, é simplesmente o demonstar do porquê das minhas convicções.

    Quanto ao blog, estás atrasado...

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