Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Tá explicado... a questão da divida... (Actualizada)




Andamos todos a ler as respostas e contra-respostas do Presidente da Câmara de Aveiro em relação à polémica levantada devido às declarações públicas de Pedro Serra, presidente das Águas de Portugal, sobre a dívida da CMA a essa entidade.

Ainda hoje, o JN voltava à questão, com estas afirmações de Alberto Souto: " "Misturou alhos com bugalhos". Foi assim que o presidente da Câmara de Aveiro reagiu às declarações do presidente da empresa pública "Águas de Portugal" (AdP), Pedro Serra, sobre uma dívida que a edilidade aveirense teria para com aquela empresa de abastecimento de água.Pedro Serra tinha incluído a Câmara de Aveiro, juntamente com a de Lisboa e de Loures, como as maiores devedoras à empresa pelo abastecimento de água. "Não temos qualquer contrato com a Águas de Portugal para abastecimento de água. Quem abastece Aveiro de água é a Associação de Municípios do Carvoeiro", disse o presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto."

Só que Alberto Souto é que deve estar MUITO equivocado. É que basta uma pesquisa na Internet, no sítio da Águas de Portugal para saber quem é que é a concessionária do Sistema Intermunicipal do Carvoeiro desde 1996. Por 20 anos, o Sistema - que é da propriedade da Associação de Munícipios do Carvoeiro - é explorado e gerido, em regime de concessão, pela Águas do Vouga, SA, que tem como responsabilidade "o Sistema Regional do Carvoeiro que tem por objecto o abastecimento de água "em alta" a seis concelhos do Baixo Vouga - Agueda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Murtosa, prevendo-se a sua ampliação a Ovar e Oliveira do Bairro. No ano horizonte - 20 anos- , o Sistema Regional do Carvoeiro irá abastecer cerca de 200 mil habitantes residentes, acrescidos de cerca de 70 mil habitantes flutuantes, com um consumo médio superior a 30 mil metros cúbicos por dia.

Adivinhem quem é a entidade accionista das Águas do Vouga, SA? Sim, é a AdP - Águas de Portugal...

Actualização - Como repararam as afirmações foram recolhidas e colocadas aqui. Um anónimo, na caixa de comentários, reafirmou que mesmo sendo gerida e explorada pelas Águas do Vouga, SA, a factura vem em nome da Associação de Municipios. Se assim é, tudo bem. A entidade a quem devemos é outra. Mas não costuma ser assim nas entidades concessionárias. Claro que bastava que tivessemos disponível na Internet a Conta de Gerencia da CMA detalhada para sabermos isso. Mas não temos.

15 comentários:

  1. Caro Joao Oliveira,
    Para tirar essa conclusão deveria ter contactado a empresa Aguas do Vouga SA., é que se consultar conclui que a CMA nada deve aquela empresa.
    Tenha esse cuidado telefone-lhe e peça para falar com o gestor.
    Ainda o posso dar-lhe como informação complemetar que a CMA ou serviços não tem qualquer relação comercial, ou melhor, não são clientes dessa empresa.
    Explico-lhe para que não diga asneiras: a empresa Aguas do Vouga capta a agua (presta esse serviço) para a A.M.Carvoeiro e essa associação é que vende aos municipios.

    ResponderEliminar
  2. Não sou jornalista, e por isso acho que não devo contactar a empresa. Agradeço, no entanto, a informação. Irei passa-la a quem a possar explorar.

    Não costuma ser como diz, quando estão em "concessão" - os serviços concessionados normalmente são prestados pelas empresas concessionárias e não pelos proprietários: veja-se o caso dos parques de estacionamento, ou qualquer outra concessão, como um bar num edificio público. Mas irei investigar.

    No entanto, e continuo a dizer, a informação está no site das Águas de Portugal, ela explora e gere e tem o municipio de Aveiro servido pelo sistema.

    Se o que diz é verdade, será a Associação de Municipios do Carvoeiro que está a "arder" como é conhecido, pela divida da CMA. MAs como não temos online os documentos básicos de gestão da CMA: leia-se Orçamento e Conta de Gerência, nada podemos confirmar, ou pode?

    ResponderEliminar
  3. Claro que posso.
    A Camara de Aveiro nada deve ao Carvoeiro(AMC):
    Tinha uma divida negociou-a em inicio de 2004 e cumpre não só o acordo como o contrato.
    Só a uma pessoa falta clarificar esta situação ridicula: Presidente da Aguas de Portugal.
    Erros todos cometemos, mas a inteligencia está em saber reconhece-los.

    ResponderEliminar
  4. Impressionante tanta ignorancia...até mete dó! mas é facil saber a quem a CMA deve dinheiro: acho que é a tudo e a todos!

    ResponderEliminar
  5. Há quem continue a tentar justificar o injustificável.
    A Câmara de Aveiro cobra a água aos seus munícipes, corta o fornecimento a quem não paga, e não paga a quem lhe fornece.
    Agora comprometeu-se com um plano de pagamento que provavelmente cumprirá até às eleições.
    Não paga o saneamento (que também é acrescido à nossa factura mensal), e argumenta que só assinou o contrato para não estragar a cerimónia ao Engº Guterres.
    Existe alguma moral em tudo isto?
    Temos um mentiroso compulsivo que continua enganar tudo e todos.
    Melhor, que engana quem se quer deixar enganar por nisso ter interesse.
    A

    ResponderEliminar
  6. Negociar uma dívida não significa que ela deixe de existir, só um demagogo o diria. A dívida da CMA às àguas do carvoeiro existe e se foi negociada foi porque não estava regularizada e essa desregularização tem um responsável: alberto souto. mas, claro os cães de guarda do costume vêm rosnar e camuflar a verdade dos calotes.

    ResponderEliminar
  7. Há pessoas que caluniam o Presidente e mesmo quando confrontadas com as inverdades das suas afirmações não têm a honestidade intelectual de reconhecer os seus erros. Assim não vale a pena. Se vale tudo, nada vale.Está claro para todos que a Câmara não deve a água às Aguas de POrtugal e que o Pedro Serra se enganou. Mas há sempre alguém interessado - será por razões eleitorais ???? - em dizer o contrário. A Câmara paga regularmente a água que consome e não está a dever nada à SIMRIA porque nem sequer está conectada à SIMRIA e o contrato não entrou em vigor. Isto é claro como a água. O que não é claro é a razão pela qual o Fernandes Tomás ainda não se demitiu. Estará à espera de ser demitido para recedber a choruda indemnização ? Parece claro como a água...

    ResponderEliminar
  8. O comentário de João Veiga indicia que está sem memória, caso contrário, recordar-se-ia de como era Aveiro antes do Souto.

    ResponderEliminar
  9. Quem é o anónimo que vem para aqui falar em honestidade intelectual e depois diz o que diz...

    Não vale a pena rebater argumentos como os que diz: é conhecida a renegociação e o valor da divida à Associação de Municipios do Carvoeiro, ou Aguas do Vouga ou o que seja. É público igualmente que Aveiro não paga à SIMRIA desde o inicio: e meu caro, mesmo que o novo projecto financeiro seja melhor para as finanças das autarquias, a questão é só uma, Aveiro vai ter que pagar todos os anos para trás...

    Será que está tão certo da demissão de Fernandes Tomás? O mais curioso é que é Pedro Serra, o accionista maioritário da SIMRIA que fala mal da CMA.

    E por último, não estou a ver as razões eleitorais: que eu saiba, a direcção das Aguas de Portugal é escolhida por socialistas...

    Vá chafurdar nas águas, felizmente tratadas pela SIMRIA (ah, também se orgulha de Aveiro não estar conectado? Se calhar engana-se) e olhe que Aveiro "pagar" a água que consome regularmente não é motivo de orgulho, é o que todos fazemos, não?

    Cumprimentos
    PS - E não comece um texto por "há pessoas". Ou diz o meu nome, ou refere-se a anónimos como o senhor.

    ResponderEliminar
  10. Aqui há falta de sardinha. Viva a Sardinha!

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Sr. João: admiro todos os blogs que questionam aquilo que entendem, aliás este tema foi bem intrduzido no entanto parece-me que existe aqui qualquer coisa anti souto. Estou eerado?

    ResponderEliminar
  13. Sr. Anónimo,

    Aqui neste blog sou anti muita coisa, como diz, ou como posso dizer pró- coisas em que eu acredito.

    No que respeita ao Dr. Alberto Souto, gostei do seu primeiro mandato, era necessário uma certa mudança - ele ou outra pessoa - mas o segundo não foi bom.

    Mas aquilo que sou mesmo anti- é de quem tem uma solução e não a quer debater. E nisso Alberto Souto brilha: é a IDEIA dele para a cidade e só para a cidade.

    Nisso sou plenamente anti. Porque acredito na passagem da informação aos cidadãos, porque defendo o principio dos referendos locais, porque acredito que não se pode fazer algo que a população desconhece por absoluto. Olhe, defendo por exemplo que qualquer obra publica deva ser apresentada em tres dimensoes, para que qualquer cidadão a compreenda... E outros exemplos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Em Aveiro a factura da água, que inclui outros valores como os dos resíduos sólidos, é mais elevada do que na maioria dos municípios, em especial dos vizinhos: o dobro do que se paga em Águeda, por exemplo. Saber que o pagamento que fazemos à CMA não é depois canalizado para quem de direito (seja a Simria, as águas do Carvoeiro ou as Aguas de Portugal) é desvirtuar o pagamento k os aveirenses fazem. Se o souto faz isto não podemos aplaudir, temos que rejeitar! Porque os exemplos das dívidas da câmara de aveiro são inúmeros: nos restaurantes, quiosques, empresas de limpeza, enfim, como alguém escreveu, é mais fácil enumerar a quem a cãmara de aveiro não deve. talvez não deva e pague a alguns que defendem o a. souto. só assim é possível tanta miopia.

    ResponderEliminar
  15. É incrivel. Como é que é possivel escrever tanta asneira junta?
    Melhor que isto só a MARIA SHARAPOVA

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...