Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Pois, pois (alterado)

David Afonso, do blog Dolo Eventual passou pela noite de Aveiro num fim de semana. Pois, e comentou que "Ao passar este último Fim-de-Semana em Aveiro vi-me confrontado com um cenário desolador: Aveiro, uma cidade capital de distrito, encerra todos os bares às 02:00!"
Bem, nem todos, meu caro mas o mais curioso de tudo em Aveiro é que a chamada "zona turística" fecha a essa hora...

Também comenta, já no eu sentido mais libertário, o seguinte: "Não estamos a falar de uma pequena vila de província ou de qualquer cidadezeca do interior. Estamos a falar de uma cidade que tem uma importante universidade, um nível de vida invejável, com meios de acesso exemplares e que, de volta e meia, gosta de se intrometer na eterna discussão acerca da «terceira cidade do país» medindo forças com Braga e Coimbra. Contudo, é dominada por uma atmosfera salazarenta, que tem aqui um excelente retrato do seu verdadeiro carácter. A cultura e a liberdade são espécies noctívagas."

A isto é que eu continuo a não perceber. Associar o termo salazarento a tudo o que neste país é mal-feito. Caro David, vamos chamar as coisas pelos nomes: a medida foi tomada por um presidente de Câmara socialista, depois de uma queixa de um presidente de Junta socialista motivada pela falta de policiamento - curioso, a lei e a ordem achavam que não precisavam actuar e foi a esquerda a reprimir - e nada mudou mesmo depois de um abaixo-assinado e a criação da Associação de Proprietários de Bares da zona...

Onde está o salazarento disto? Não na mentalidade. Em Aveiro fazem-se coisas mal feitas, ponto. Não meta as culpas no homem de Santa Comba. Todos temos de pensar pela nossa cabeça e nao passar os problemas para trás das costas. Muito embora eu perceba o que quer dizer.

12 comentários:

  1. E quem se meter com o Salazar leva...
    De facto continuar a associar o termo salazarento a tudo o que é mal feito neste país é uma vergonha.
    Ó João esse David Afonso ou lá quem é que aqui ninguém conhece (deve ser de Coimbra)deveria ter mais respeito pelos nossos ídolos, por quem tanto fez por este nosso país.
    Sou de opinião que deves apagar o post desse comunista.
    Viva o Rei.
    VTF

    ResponderEliminar
  2. Aqui não se apagam posts por as pessoas serem comunistas, anárquicas, socialistas, centristas, sociais democratistas :) ou qualquer outro istas.
    Não ataquemos as pessoas, comente-se e opine-se sobre as ideias.
    Apaga-se quando se passa para a ofensa pessoal. Simples.

    Viva O Rei

    ResponderEliminar
  3. Dizer que as coisas são mal feitas e pronto, é querer lavá-las da sua carga simbólica e até política. Na verdade, em Aveiro subsiste um clima típico do Estado Novo: um conservadorismo atroz (que se reflete no painel que a sede do CDS ostenta: «Aveiro, Capital do CDS), uma clara inclinação para valores tradicionalistas, a importância exagerada dada ao nome de família (o que até ajudou Alberto Souto), uma rede de cumplicidades e de favores que comprometem o princípio da igualdade, um culto pelas falsas virtudes públicas (que resultou no encerramento dos bares: esses ninhos de vícios) e uma visão PROVINCIANA E ESTUPIDAMENTE BAIRRISTA do país, segundo a qual tudo aquilo que vá para além do seu curto ciclo de amizades e conhecimentos é suspeito e perigoso.

    Para o nosso VTF: não vivo em Aveiro nem em Coimbra, mas no Porto. Nasci na Gafanha. Não sou comunista, mas já fui. Não o conheço, o que faz de mim um rapaz cheio de sorte. Tenho uma cara para dar, não me escondo no anonimato para cagar postas de pescada, como sua excª faz. E mais não digo.

    Viva, a república possível!

    ResponderEliminar
  4. Caro David,

    Tem razão. Vou alterar.

    Quanto ao resto, respondo depois :)

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo David Alonso,
    Nasceste na Gafanha (cada Gafanhão...),
    Foste comunista (ainda serás?),
    Tens uma cara (?) para dar,
    Olha mais vale que falemos mais tarde pois deves ter muito para nos contar.
    Viva o Rei!
    VTF

    ResponderEliminar
  6. Caro VTF,
    lamento que, muito provavelmente, estejas a atravessar uma crise de meia-idade. As melhoras.
    Viva a cerveja preta.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Gosto do termo Salazarista a tudo o que é a favor da Patria, Fatima e Familia, a tudo o que é conservador, ao PP, à monarquia porque engloba aquilo a que se chama ignorância e medo. Poderiamos dizer Pensamento das trevas, mas assim como está é mais aceitavel para o nosso país. Boa David. Sempre gostei de ti por não teres medo. Este JMO sabe ser tão retrogado no seu discurso. Penso que não fazia mal aceitar um pouco mais de modernidade. Porque razão é mau uma grande cidade? Manhatan é má? Barcelona é má? Paris é má? Não percebo porque se dá opiniões e não se explica.

    ResponderEliminar
  9. Caro VTF,
    Um monárquico idolatra de Salazar? Talvez não fosse má ideia estudar um pouco a história do Estado Novo. Existem boas e menos boas histórias de portugal contemporâneo, umas de autores de esquerda e outras de autores de direita. Mas todos concordam num ponto: Salazarismo e Monarquismo não foram propriamente aliados.

    ResponderEliminar
  10. Ai, ai... Santa ignorância...

    Não costumo responder a anónimos sem cara que não sabem argumentar. Sabe que Mannathan é um bairro, não uma cidade? Sabe os problemas de cidades grandes? Conhece as capacidades de expansão de Aveiro?
    Eu gosto de viver numa cidade média, com um determinado nível de qualidade. Se Aveiro deixar de ter essas características, deixo de viver lá, simples. Embora adore aquela cidade.

    Quanto a modernidade não me conhece.

    Quanto ao que neste blog se escreve, meu caro anónimo, tem uma forma muito simples de resolver esse seu problema: eu não vou mudar, por isso pode não passar por estas páginas. A net é livre.

    uma coisa eu garanto-lhe. Não me volta a chamar nomes na minha própria casa.

    ResponderEliminar
  11. Estes anónimos sem rosto pura e simplesmente não têm sinapses neuroniais.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...