Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2005

Basquetebol: Secção dos Galitos e o Aveiro Basket

Hoje o Diário de Aveiro tem uma entrevista com a secção de basquetebol dos Galitos. O que está lá escrito demonstra como o Aveiro Basket tem vindo a viver mas também uma certa "forma de fazer política" entre os elementos afectos a certas entidades. Jaime Borges não devia compactuar com esta situação, para não ficar "agarrado" a uma situação má.

Coloquei aqui alguns excertos, dos mais significativos. A entrevista integral está aqui e as partes mais polémicas estão a bold e com um tipo de letra maior.


A partilha do pavilhão com o Aveiro Basket e as divergências do passado estão definitivamente resolvidas? Não partilhamos o pavilhão, cedemos o pavilhão, prestando um serviço ao Aveiro Basket. E nessa situação cumprimos enquanto prestação de serviço. O mesmo já não posso dizer do Aveiro Basket porque, se a direcção foi «chamada ao barulho», foi por causa do incumprimento da SAD. E posso dizer que o Aveiro Basket continua sem cumprir a sua parte do protocolo até hoje. Não importa atacar as pessoas que estão na instituição Aveiro Basket, importa atacar a forma como o Aveiro Basket interpreta e encara este compromisso. Nós nunca falhámos com eles que, constantemente, de há três anos a esta parte (e os directores são diferentes), não encaram o Galitos com o respeito que merece.

O que tem comunicado a Direcção do Galitos à secção do basquetebol sobre este assunto?
Há vontade de resolver o problema, mas também há, de facto, uma grande incapacidade para o resolver. O Aveiro Basket continua a dever-nos dinheiro nesta altura. É a mais pura das verdades. No final de mais uma época, mais uma vez esta situação tem-se arrastado?

Estamos a falar de que valores?
Não quero quantificar o valor, não me compete a mim revelá-lo, mas o grave é que ouvi uns rumores de que a Direcção do clube vai perdoar a dívida ao Aveiro Basket. A ser verdade, merece-nos total desagrado e estamos em desacordo. Se a situação não nos causasse problemas ao momento, conforme nos está a criar, porque precisamos do dinheiro a haver do protocolo com o Aveiro Basket. Ainda para mais, todos os anos o Aveiro Basket tem tido problemas e tem havido, da parte do Galitos, abertura para reduzir a renda. E nem assim a administração do Aveiro Basket consegue cumprir, não é uma questão de valores, é uma questão de atitude da SAD para com o Galitos.

Há uma ruptura entre a Secção e a Direcção do clube?
Se a Direcção tomar essa decisão, claramente não podemos perdoar o que ainda nos devem.

Mas falou de um rumor. Que certezas tem de que isso vai acontecer?
Sei que há um pedido de perdão de dívida e temos conhecimento de uma votação, numa reunião de Direcção do clube, nesse sentido. Esse assunto foi abordado, votado e teve um voto contra do tesoureiro, que informou todas as secções do clube.

Face a essa realidade, qual é a vossa posição? Têm disponibilidade para continuar?
Neste momento, queremos tornar público este decisão da Direcção, até por uma questão de imoralidade. E não pomos o lugar à disposição porque a Direcção está de saída. Sabemos quem tem intenções de se candidatar à presidência do clube e acreditamos que essas pessoas desenvolverão um trabalho sério, honesto e em prol do Galitos. Não quero dizer que o actual executivo não o tenha feito, pelo contrário até ajudou a secção, mas a Direcção está a tomar medidas controversas e incoerentes.

Há disponibilidade da vossa parte para manter o protocolo com o Aveiro Basket? Este protocolo é negociado ano a ano, sempre com dívidas acumuladas de anos anteriores. Fazemos tudo para tornar viável o projecto Aveiro Basket, para quem estamos sempre disponíveis, se quiser continuar a utilizar o nosso pavilhão. Sabemos é hoje mais do que há dois anos atrás e estamos mais despertos para negociar o melhor contrato para o clube.

Sendo o Galitos um accionista/parceiro do Aveiro Basket não é controversa esta polémica toda? Se as despesas que o Aveiro Basket causa no pavilhão do clube, fossem dívidas por todos os accionistas, se calhar ainda se podia pensar assim. Pagamos água, luz e gás, aqui e ali fazemos obras no pavilhão para beneficiar quem o utiliza e pagamos o seguro de responsabilidade civil. Esta questão não se põe, quando nós temos os encargos que enumerei, para depois o Aveiro Basket jogar gratuitamente.

1 comentário:

  1. O meu filho que jogava basket vai ter aulas aqui www.oficinademusica.com . Parece-me mais seguro.

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...