Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2005

Que raio de manhã...

Sabem o que é acordar às 5.45 da manhã, sair de casa e antes mesmo de chegar ao comboio - ao ler o Diário de Aveiro - dar de caras com um texto sobre a EMA que dava vontade de rir e poucas páginas a seguir um artigo de opinião de Miguel Lemos? Sim, eu sei, só comprei o DA porque quis...

Bem, voltando ao Diário de Aveiro. No artigo de Miguel Lemos, que um post de João de Sousa no Rua do Vento já fazia adivinhar, o gestor da EMA lembra as virtualidades da sua gestão e critica os que pensam menor.

Mas o que me deixou com os dedos em brasa foi esta pérola, de um artigo chamado "portugal do pequenitos: "Agora sejamos claros: será que o investimento realizado para construir o Estádio pode ser recuperado pelo desenvolvimento do negócio? Admitimos que não. Mas isto também não é o mais relevante: porque o Estádio é um equipamento que ultrapassa a lógica económica, foi feito como um desígnio da cidade. Concorde-se ou não, foi isto que aconteceu.
Certos críticos que deveriam ter um raciocínio menos economicista e que insistem sistematicamente no peso financeiro do Estádio nas contas da autarquia deviam ser claros e dizer o que realmente pensam: que são contra o Estádio, que este não devia ter sido feito. Para este tipo de gente, imersa numa "apagada e vil tristeza" o Mosteiro dos Jerónimos, as fontes os jardins e as praças, o Pavilhão Atlântico, as companhias de Dança e Teatro e tantos outras coisas cujo investimento material jamais será recuperado porque servem em primeiro lugar para alimentar o coração e a alma das pessoas, nunca deveriam ter sido feitas"...

Alguns comentários: ainda bem que Miguel Lemos não é gestor do Pavilhão Atlântico, um dos espaços mais rentáveis de Lisboa, caso contrário as contas seriam outras... A verdade é que Miguel Lemos não teve culpa que o Estádio de Aveiro fosse aquele, entre todos os outros espaços do Euro, que mais mal equipado fosse, quase só feito para jogos de futebol e pouco mais. Quanto a rentabilidade económica, espero que os responsáveis dos bancos que construiram os do SLB, FCP e SCP não o ouçam...
A verdade é simples: o sr. Miguel Lemos vai enganando o pagode. Pelo menos até às eleições autárquicas. Desde que o vi a fazer a defesa da viabilidade económica da empresa PDA, na Assembleia Municipal, que fiquei esclarecido das suas qualidades como gestor.

Sabem qual era a notícia da Página 3? Um artigo a lembrar que a EMA tinha prometido um grande concerto de Estádio em Março último. Que obviamente o sr. Miguel Lemos não se quer pronunciar neste momento, deixando para mais tarde. Estou mesmo a ver que irá culpar o promotor ou o agente da vedeta...

4 comentários:

  1. Caro João
    Parece difícil perceber o sr. Lemos (e no entanto é tão fácil).
    Parece difícil perceber a grande amizade e confiança que o Dr. Alberto Souto deposita no sr. Lemos (e no entanto é tão fácil).
    O que realmente é difícil perceber é porque é que, invocando um discutível "crescimento" se tem gasto tanto dinheiro mal gasto em Aveiro e particularmente no estádio considerado como o maior investimento do município de Aveiro desde sempre (Souto dixit).
    O próximo espetáculo no estádio vai ser, outra vez, circo, já que o pão se esgotou.
    Disto é que o meu povo gosta!
    Avante camarada Souto.

    ResponderEliminar
  2. O estádio municipal foi um erro tão grande que os próprios adeptos do Beira-Mar (eu incluído) o rejeitam. Para além de ter um orçamento de construção superior ao Orçamento Anual da câmara Municipal de Aveiro, foi feito por um arquitecto de competência duvidosa. O Tomás, entre outras, conseguiu fazer um Amoreiras que gasta mais energia eléctrica que a cidade de Santarém. A única solução para aquele elefante colorido seria agora a demolição, mas até essa é demasiado cara.

    ResponderEliminar
  3. «O Tomás, entre outras, conseguiu fazer um Amoreiras que gasta mais energia eléctrica que a cidade de Santarém.»

    Santarém gasta muita energia eléctrica?

    Apenas posso acrescentar que este português, apesar de não ser aveirense (e sim escalabitano), concorda com as opiniões relativas ao estádio, expressas neste blog!

    ResponderEliminar
  4. tive o imenso desprazer de tomar conhecimento da existencia do sr. lemos num debate no Centro de congressos a uns anos... desde essa altura a minha admiracao por tal tino de rans aveirense tem sido visceral... espero que o jmo aceite esta linguagem no seu blog (desculpe la qq coisinha:)
    A grande questao para mim e' como e' que um presidente como o Souto o aguenta ... gostemos do souto ou nao toda a gente concorda que ele deve ter alguma inteligencia... (sempre veio de um grande banco de bruxelas - ha-de valer algum) como pode entao trabalhar com alguem como o sr. Lemos?? isto e' que eu gostava que alguem me explicasse ...
    PS: se alguma vez me for apresentado o sr. Souto ou alguem da sua equipa prometo q a 2a pergunta q faco e' esta e dps aqui direi o que me disseram!)

    Cumps

    ResponderEliminar

O Notas de Aveiro não é responsável pelos comentários aqui escritos e assumidos pelos seus autores e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. No entanto, como entendemos que somos de alguma forma responsáveis pelo que é escrito de forma anónima não temos pejo em apagar comentários...

Por isso se está a pensar injuriar ou difamar pessoas ou grupos e se refugia no anonimato... não se dê ao trabalho.

Não sabemos se vamos impedir a publicação de anónimos. É provável que o façamos. Por isso se desejar continuar a ver os seus comentários publicados, use um pseudónimo através do Blogger/Google e de-se a conhecer para notasaveiro@gmail.com.

João Oliveira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...