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terça-feira, 13 de dezembro de 2005
Opinião pessoal sobre TGV e Ota
Tenho lido alguma coisa sobre estes dois grandes projectos e tenho a minha opinião pessoal, uma opinião que não versa coisas técnicas e pormenores de financiamentos. Senso comum, portanto, que eu acho que falta em alguns dos políticos...
Como sabem, viajo regularmente entre Aveiro e Lisboa. Com o Alfa Pendular mais rápido, chego em 2 horas e 20 minutos a Aveiro, com tres paragens - Lisboa Oriente, Coimbra e Aveiro. Se a Linha do Norte estivesse bem feita ou bem concluida, ainda seria mais rápido... basta dizer que somente entre Aveiro e Coimbra é que se "sente" a velocidade do comboio no limite.
um outro conceito prévio é que eu entendo que as linhas de alta velocidade devem ser de ligação rápida e que sirvam pontos-chave do pais e que sejam verdadeiramente alternativas à circulação automóvel. Porque mais limpas, mais ecológicas e eficazes. Tendo em conta isto, acho que:
Em termos aéreos, o aeroporto da Ota vai ser um tiro nos pés dos portugueses: passamos de ter o aeroporto mais perto para termos o mais longe da cidade que o serve: leia-se Lisboa. Claro que vão me dizer que vão existir comboios de 20 em 20 minutos para Lisboa, e que em nesse periodo de tempo chegam ao centro da cidade. Pois sim, claro. Se for um executivo, isso significa que ha ligações em que se aumenta um terço o tempo necessário. Para os turistas normais, significa andar a passear malas em três transportes diferentes.
Já volto à Ota, porque agora faço um parentesis para o TGV. Em especial a Linha Lisboa-Madrid, que os estudos garantem ser possível ter 14 ligações diárias. Isso significaria que os habituais homens de negócio, que agora usam o avião como ponte aérea entre Lisboa/Porto-Madrid iriam utilizar todos o comboio. Ah, claro. Isso vai mesmo acontecer.
Aliás , o mesmo parece na ligação Lisboa-Porto que o ministro e o primeiro ministro dissem ser possível ter 33 ligações diárias. O que quer dizer é que vão substituir os Alfas? Só dessa forma, caso contrário vão ter uma linha à mingua. Portanto fazem concorrência a eles próprios...
A ligação Porto-Lisboa em avião, com a Ota, morre. Mais ninguém usará o avião pois, parando na Ota, a deslocação ficará mais rápida de TGV ou de carro.
A ligação Lisboa-Madrid em comboio será mais rápida do que a ligação OTA (saindo de lisboa de carro ou de ligação comboio) - Madrid em avião?
Mais grave do que estas considerações, é o falhanço completo das necessidades do país. Uma das maiores fontes de rendimento em termos de negócio passa pelo "ataque" ao "mainland" espanhol de Salamanca - não esquecer que o porto de mar mais próximo dessa região enorme e rica é o de Aveiro e o de Leixões e não algum espanhol. Também deveriamos apostar na ligação alta velocidade Aveiro - Salamanca para tirar do IP 5 / A25 os continuos TIR que fazem desta via a grande porta de entrada de tráfego no nosso país.
Em relação a Porto - Vigo, acreditam que agora é mais rápido fazer a deslocação de carro do que de comboio? Basta isto para dizer que não é uma ligação actualmente competitiva em termos de comboio. Mas a minha leitura é ao contrário do que alguns bacocos: não interessa, não se faz. É que neste momento não se utiliza porque ela só é usada porque quem não tem alternativa, tal a demora!
Por isso, eu defendo:
Faro - Vigo em pendular,
Lisboa - Madrid em TGV
Aveiro - Salamanca em TGV (mercadorias também)
Portela
E depois, sim, quando tivermos mais dinheiro, ai mudar a linha para o TGV...
Como sabem, viajo regularmente entre Aveiro e Lisboa. Com o Alfa Pendular mais rápido, chego em 2 horas e 20 minutos a Aveiro, com tres paragens - Lisboa Oriente, Coimbra e Aveiro. Se a Linha do Norte estivesse bem feita ou bem concluida, ainda seria mais rápido... basta dizer que somente entre Aveiro e Coimbra é que se "sente" a velocidade do comboio no limite.
um outro conceito prévio é que eu entendo que as linhas de alta velocidade devem ser de ligação rápida e que sirvam pontos-chave do pais e que sejam verdadeiramente alternativas à circulação automóvel. Porque mais limpas, mais ecológicas e eficazes. Tendo em conta isto, acho que:
Em termos aéreos, o aeroporto da Ota vai ser um tiro nos pés dos portugueses: passamos de ter o aeroporto mais perto para termos o mais longe da cidade que o serve: leia-se Lisboa. Claro que vão me dizer que vão existir comboios de 20 em 20 minutos para Lisboa, e que em nesse periodo de tempo chegam ao centro da cidade. Pois sim, claro. Se for um executivo, isso significa que ha ligações em que se aumenta um terço o tempo necessário. Para os turistas normais, significa andar a passear malas em três transportes diferentes.
Já volto à Ota, porque agora faço um parentesis para o TGV. Em especial a Linha Lisboa-Madrid, que os estudos garantem ser possível ter 14 ligações diárias. Isso significaria que os habituais homens de negócio, que agora usam o avião como ponte aérea entre Lisboa/Porto-Madrid iriam utilizar todos o comboio. Ah, claro. Isso vai mesmo acontecer.
Aliás , o mesmo parece na ligação Lisboa-Porto que o ministro e o primeiro ministro dissem ser possível ter 33 ligações diárias. O que quer dizer é que vão substituir os Alfas? Só dessa forma, caso contrário vão ter uma linha à mingua. Portanto fazem concorrência a eles próprios...
A ligação Porto-Lisboa em avião, com a Ota, morre. Mais ninguém usará o avião pois, parando na Ota, a deslocação ficará mais rápida de TGV ou de carro.
A ligação Lisboa-Madrid em comboio será mais rápida do que a ligação OTA (saindo de lisboa de carro ou de ligação comboio) - Madrid em avião?
Mais grave do que estas considerações, é o falhanço completo das necessidades do país. Uma das maiores fontes de rendimento em termos de negócio passa pelo "ataque" ao "mainland" espanhol de Salamanca - não esquecer que o porto de mar mais próximo dessa região enorme e rica é o de Aveiro e o de Leixões e não algum espanhol. Também deveriamos apostar na ligação alta velocidade Aveiro - Salamanca para tirar do IP 5 / A25 os continuos TIR que fazem desta via a grande porta de entrada de tráfego no nosso país.
Em relação a Porto - Vigo, acreditam que agora é mais rápido fazer a deslocação de carro do que de comboio? Basta isto para dizer que não é uma ligação actualmente competitiva em termos de comboio. Mas a minha leitura é ao contrário do que alguns bacocos: não interessa, não se faz. É que neste momento não se utiliza porque ela só é usada porque quem não tem alternativa, tal a demora!
Por isso, eu defendo:
Faro - Vigo em pendular,
Lisboa - Madrid em TGV
Aveiro - Salamanca em TGV (mercadorias também)
Portela
E depois, sim, quando tivermos mais dinheiro, ai mudar a linha para o TGV...
5 comentários:
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João Oliveira
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.... segundo li na comunicação social o Aeroporto da Portela não tem muita margem de manobra, a ANA tem estado a recusar aterragens....
ResponderEliminarAveiro - Salamanca? Será que temos mercadoria para exportar para o país vizinho, ou será que servirá para projectar ainda mais a invasão Espanhola?
Já agora, alguém entendeu o Presidente da CMA sobre esta matéria? A mim pareceu me que colocou os interesses do partido acima dos interesses da região.
se é a sua opinião calculo que seja pessoal.
ResponderEliminarO primeiro anónimo deve andar com dislexia auditiva pk ouviu mal ou dislexia escrita pk escreveu no sentido contrário. ou então está mistificar para defender o governo e prejudicar os interesses da região. alguém pode afirmar, se estiver sóbrio, que defender Aveiro-Salamanca é estar contra os interesses da região de aveiro?
ResponderEliminarAo primeiro anónimo:
ResponderEliminarA ligação aveiro-salamanca não é só para a mercadoria que temos para exportar, mas também, e principalmente, para que o porto de Aveiro seja uma das principais entradas na península de mercadoria, proveniente de qualquer lugar no mundo (quem faz regularmente a IP5 percebe isto muito bem). Até acho isto bastante óbvio.
A comunicação social nunca disse que Aeroporto da Portela não tem muita margem de manobra. Para já, a comunicação social é muita coisa e não é nada (nesta coisas é melhor citar a fonte ou parece mentira). Segundo, e citando a fonte (Miguel Sousa Tavares, no jornal Público, artigo ?um crime na OTA?, 22 de Julho de 2005): ?basta olhar para o céu e comparar com outros aeroportos para perceber que a Portela não está saturada, nem se vê quando o venha a estar, tanto mais que o futuro passa não por mais aviões, mas por maiores aviões?
Defendo o TGV. Como investimento, como desenvolvimento estruturado do país.
ResponderEliminarNão defendo as opções das linhas, ou melhor, de uma das linhas. Porto-Lisboa, não me reserva dúvidas. Agora Lisboa Madrid, não é uma opção válida para Portugal. Cria assimetrias graves ao país, não beneficia a sua economia.
Aveiro-Salamnaca não é apenas uma ligação comercial de valor elevado, mas igualmente cultural, pela expressão que tem a Universidade de Salamanca.
Porto-Vigo relançava a economia e o subdesenvolviemnto social do norte, revitalizando a sua capacidade produtiva, para além dos laços culturais entre a Galiza e o Minho (por exemplo).